Fevereiro / 2020
DSTQQSS
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
Não foi encontrado nenhum registro para o mês de Fevereiro
IslamNahjul BalaghaDitos
Dito 401 ao 485.
Dito 401 ao dito 485 do Nahjul Balagha.

401."Que haja morte, não humilhação . Que ( o que se tenha) seja pouco, mas não por meio de outros . Aquele que nada conseguir estando sentado também não conseguirá estando de pé. O mundo tem dois dias: um a vosso favor e outro contra vós.Quando o dia estiver a vosso favor, não vos sintais orgulhosos e quando estiver contra vós, suportai-o."

402."A melhor fragância é a do almíscar , o peso dele é leve, enquanto o seu cheiro é agradável."

403."Abandonai a jactãncia , deixai o auto-conceito e lembrai-vos dos vossos sepulcros."

404. "O filho tem direito sobre o pai, o pai tem direito sobre o filho .
O direito do pai sobre o filho consiste em fazer com que este o bedeça em todas as questões, salvo no cometer pecados contra Deus, o Glorificado, o direito do filho sobre o pai consiste em que este lhe dê um lindo nome, uma boa educação e lhe ensine o Alcorão."

405." O mau efeito da visão está certo, o encantamento está certo; a feitiçaria está certa e o augúrio do bem está certo, enquanto o augúrio do mal não está certo e a disseminação da doença de um apessoas a outra ,não está certa. O olor dá prazer, o montar a cavalo dá prazer, o olhar o verdor dá prazer."

406."A semelhança com as pessoas nos seus maneirismos, proporciona salvaguarda quanto a seus males."

407.Alguém proferiu uma expressão que estava acima da sua capacidade então, Amirul Muminin(as) disse: "Começaste a voar logo depois de adquirires penas e a rosnar antes de teres idade (para isso)."
(Sayyd Radhi diz: "Xaquir" significa as primeiras penugens que crescem numa ave, antes que estea suficientemente forte para voar. E "saqb" significa o camelo jovem que nãopode rosnar até que se torne maior).

408." Aquele que anseia por coisas contrárias não adquire meios para o sucesso."

409. Ao ser perguntado sobre o significado da expressão La haula wa la quwwata , Amirul Muminin (as) disse : "Nós não somos senhores de nada, em associação com Deus, e não somos senhores de nada ,a não ser que Ele nos faça. Assim , quando Ele nos faz senhores de algo do qual Ele é mais senhor do que nós, Ele também nos estabelece alguns deveres ; e quando retira (tal coisa) , retira também esses deveres.'

410. Amirul Muminin(as) ouviu Amar Ibn Yasir(r.a.) conversar com Mughira Ibn Chubah , e disse :" Ó Amar, deixa-o, pois ele entrou na religião apenas como pretexto para tirar vantagens terrenas e se envolveu deliberadamente em desmandos com o intuito de os adotar como coberta para as suas faltas."

411. "Pode ser bom para o rico mostrar humildade perante o pobre para auferir a recompensa de Deus, mas , melhor do que isso é a altivez do pobre para com o rico, confiando em Deus."

412."Deus não concede sabedoria a um a pessoa a não ser que algum dia Ele venha a salvá-lo da ruína por meio dela."

413."Aquele que entrar em colisão com a verdade será por ela derrubado."

414. "O coração é o livro dos olhos."

415. "O temor a Deus é o principal tratamento do caráter humano."

416."Não tenteis usar a rispidez da vossa língua contra aquele que vos deu o poder da fala , tampouco a eloquência da vossa fala contra aquele que vos colocou no caminho certo.

417."Para a vossa disciplina é suficiente que vos abstenhais daquilo que não gostais nos outros."

418."Devemos no sresignar como pessoa livre, caso contrário seria um tanto como o ignorante."

419.Numa outra tradição é relatado que Amirul Muminin (as) disse para Achass Ibn Qais, como condolência pela morte de seu filho :
"Ou te resignas , como gente de verdade, ou esquece tudo, como os animais."

420. Amirul Muminin(as) disse sobre o mundo : " Ele engana , causa danos , ele passa. Deus, o sublime, não o aprovou como recompensa para os seus amantíssimos, tampouco como castigo para os seus inimigos . De fato, as pessoas deste mundo são como aqueles cavaleiros que , tão logo desmontaram, os dirigentes os chamaram e tiveram que se pôr em marcha."

421.Amirul Muminin(as) disse para seu filho, Al Hassan(as): ´
"Ó meu filho, não deixes , deste mundo nada para trás, porque estarás deixando para duas espécies de pessoas: ou para uma que usará obedecendo a Deus, neste caso adquirirá uma virtude que poderá ser um mal , ou para uma que usará desobedecendo a Deus , neste caso estará angariando um mal com o que lhe proporcionaste, e estarás pois ajudando -a em seu pecado; nenhuma dessas duas espécies de pessoas deverá ter preferência sobre ti."
(Sayyd Radhi diz : Este dizer está relatado numa outra versão, a saber: "Seja o que for deste mundo, que estiver contigo agora, esteve com outros antes de ti e passará para outros depois de ti. Assim, estás juntando coisas para duas espécuies de homens: ou para aquele que usará o que juntaste obedecendo a Deus e que adquire virtudes com aquilo que é um mal para ti, ou para aquele que o usa desobedecendo a Deus e assim tu estás adquirindo um mal pelo que juntaste.
E nenhum desses dois é de tal modo merecedor a ponto de os preferires a ti mesmo, ou a ponto de te sobrecarregares por ele. portanto, pede pela misericórdia divina para aquele que se foi (deste mundo) e pela divina subsistência para aquele que vive" ).

422.Alguém disse na presença de Amirul Muminin(as): "Astaghfirullah" (peço perdão a Deus) ; então ele disse : "Que tua mãe te perca! Sabes, acaso, o que significa Istighfar (pedido de perdão)?
Istighfar é para pessoas de elevada posição. Trata-se de uma expressão que se apoia em seis suportes : o primeiro é a pessoa arrepender-se quanto ao passado; o segundo é o indivíduo ter firme determinação de jamais retornar (ao pecado); o terceiro é se desfazer
de todos os direitos alheios para que se encontre com Deus, purificado, com nenhuma conta a prestar; o quarto (e isto é para ti) é cumprires todas as obrigações que ignoraste ( no passado) , para que então passes a fazer justiça; o quinto consiste em olhares parao teu crescimento físico resultante de ganhos ilícitos, para que mistures isso com o sofrimento (do arrependimento) até que a carne se grude aos ossos e uma nova carne cresça entre ambos; e o sexto é fazeres com que o corpo experimente a dor da obediência , assim como (anteriormente) fizeste com que experimentasse a suavidade da desobediência. Em tal ocasião , poderias dizer : Astaghfirullah."

423."A clemência é ( como) um parentesco."

424."Quão desventurado é o filho de Adão! sua morte é uma incógnita , suas enfermidades estão ocultas , suas ações são restritas, a picada de um mosquito lhe causa dor , a sufocação lhe causa a morte e o suor lhe dá um cheiro ruim."

425.É relatado que Amirul Muminin(as) estava sentado com seus companheiros quando passou por eles uma linda mulher e todos se puseram a olhar para ela, ao que Amirul Muminin(as) disse:
"Os olhos destes homens são cobiçosos e são esses olhares que os tornam cobiçosos. Qualquer um de vós que vir uma mulher que o atraia deverá ir ter com sua esposa , porque el é uma mulher igual a essa."
Então um dos kharijitas disse :" Que Deus mate esse herege ! Quão lógico ele é !" Nisso, as pessoas se lançaram sobre ele para o matar, mas Amirul Muminin(as) disse : "Esperai ! Tanto deverá haver ofensa por ofensa ou então, perdão pela ofensa."

426."É suficiente que a vossa razão saiba distinguir os caminhos que levam ao extravio e os que levam a diretriz."

427."Fazei o bem e não considereis pequena qualquer parte dele, porque sua pequenez é grandiosidade e sua exiguidade é abundância. Nenhum de vós deverá dizer que outra pessoa é mais merecedora quando se trata de fazer o bem. Pelo menos com Deus isso é realmente assim. Há pessoas dadas ao bem e dadas ao mal. Quando deixardes de fazer um dos dois , outros os farão."

428."a quem estabelecer corretamente o seu eu interior, Deus estabelecerá certo o seu exterior. a quem realizar atos para a sua religião Deus concretizará seus atos deste mundo. Para aquele cujo trato entre ele e Deus for bom, Deus fará com que o trato entre ele e as outtras pessoas sejam bom."

429." A paciência é uma barreira de discrição, a sabedoria é uma espada afiada . Portanto ocultai as fraquezas da vossa conduta com a paci~encia e matai os vossos desejos com a vossa sabedoria."

430." Há algumas criaturas de Deus a quem Ele destaca com favores , para benefício de outras pessoas ; de modo que Ele faz com que permaneçam nas mãos dele, conquanto estenda ( esses favores) a outros; porém, quando ele os nega aos demais, Deus lhe retira tais favores e os dá a outros."

431."Não é conveniente que o homem ponha confiança em duas posições: saúde e riqueza, porque há muitos que achais saudáveis e logo caem doentes e muitos os quais achais ricos, mas logo ficam pobres."

432."Quem se queixar da necessidade a um crente, será como se queixasse a Deus; porém, quem se queixa disso a um descrente, é como se se queixasse de Deus."

433.Amirul Muminin(as) disse, por ocasião de um Eid : "Trata-se de um Eid para aquele cujo jejum Deus aceita e por cujas preces Ele fica satisfeito; e cada dia em que nenhum pecado contra Deus é cometido constitui um Eid."

434."No dia do julgamento a maior lamentação será a do homem que adquiriu riqueza por meios pecaminosos, aqula foi herdada por alguém que a gastou obedecendo a Deus, o glorificado. Este terá a recompensa do paraíso por isso, enquanto que o primeiro irá para o fogo."

435."O pior na barganha e o pior sucedido na porfia é o homem que se esforça na procura de riqueza , embora o destino não o ajude em sua meta; assim, ele se vai deste mundo num estado lamentável e no outro mundo terá de arcar com as consequências."

436."A subsistência é de duas espécies : a que nos procura e a que procuramos. Portanto, para aquele que anseia por este mundo, a morte o persegue até que o tira dele; contudo, para aquele que anseia pelo outro mundo, a própria facilidade terrena o procura, até que ele receba dela a sua subsistência."

437. "Os muito amados de Deus são aqueles que olham para o lado interior do mundo, enquanto as outras pessoas olham para o lado exterior; eles se ocupam dos benefícios remotos , aopasso que os outros se ocupam dos benefícios imediatos. Matam as coisas que temem que as matarão e deixam aqui neste mundo, o que pensam que abandonarão. Olham o acúmulo de riqueza como coisas pequenas e o consideram como perda. São inimigos das coisas que os demais amam e amam as coisas que os demais odeiam. Através deles o Alcorão tem sido aprendido e lhes tem sido dado o conhecimento através do Alcorão. Graças a eles o alcorão se tem firmado , enquanto que eles e firmam com o alcorão. Não vêem qualquer esperança
além do que esperam e nenhum temor além do que temem."

438."Lembrai-vos de que os prazeres passarão e que as consequências permanecerão."

439."Testai ( um homem) e o odiareis."

(Sayyd Radhi diz: "algumas pessoas dizem que este dito é do Profeta (saas) , mas o que se confirma é que seja um dizer de Amirul Muminin (as); trata-se de um depoimento relatado por Sal'ab , tirado de Ibnal Arabi, ou seja, que o Califa al Ma'mun disse: "Se Ali não dissesse "Akhbur Taklihi" ( testai um homem e o odiareis) , eu teria dito "Aklihi takhbur( odiai um homem para o testardes)."

440. "Não se trata do caso de que Deus, a quem pertence o poder e a majestade, mantenha aberta a porta da gratidão para uma pessoa e lhe feche a porta da fartura, ou abra a porta da oração a uma pessoa e lhe feche a porta da aceitação, ou abra a porta do arrependimento a uma pessoa e lhe feche a porta do perdão."

441."A mais apropriada pesoa para uma posição de honra é aquela que descende de pessoas honradas."

442. Foi perguntado a Amirul Muminin(as) : "Qual dos dois expedientes é melhor : a justiça ou a generosidade ?"
Amirul Muminin(as) respondeu : "A justiça põe as coisas nos seus lugares, a generosidade as tira das suas direções; a justiça é guardiã geral, a generosidade constitui benefício particular. Por conseguinte, das duas, a justiça é superior e mais destacada."

443."As pessoas são inimigas do que não conhecem."

444."O todo do ascetismo está confinado entre duas expressões do Alcorão. Deus o Glorificado diz : " PARA QUE NÃO VOS DESESPEREIS PELOS( PRAZERES) QUE VOS FORAM OMITIDOS , NEM VOS EXULTEIS POR AQUILO COM QUE VOS AGRACIOU(57:23). Aquele que não se desespera com o que perde e não se alegra com o que a ele vem , adquire ascetismo de ambos os modos."

445."Que interruptor das resoluções do dia é o sono !"

446."O poder governamental consiste em propiciar terreno firme para o povo."

447."Cidade alguma tem mais direito sobre vós. A melhor cidade é a que vos comporta."

448. Quando a notícia da morte de Malik al Achtar chegaram a Amirul Muminin(as) ele disse : "Málik ! Que homem foi Málik ! Por Deus, se ele tivesse sido uma montanha teria sido uma das maiores (encontrada) e se tivesse sido uma rocha, teria sido uma das mais fortes; cavaleiro algum a teria galgado e ave alguma teria voado sobre ela."
(Sayyd Radhi diz : encontrada quer dizer uma montanha solitária (erguendo-se em altura , acima da cadeia) ).

449. "O pouco duradouro é melhor do que o muito que traz tristeza."

450."Se o homem possui uma qualidade reveladora, esperai, e vereis suas outras qualidades." 

451. Amirul Muminin(as) disse para Ghalib Ibn Sasa'a, pai de Al Farazdak ( famoso poeta árabe), durante uma conversa entre eles:
"Que há acerca do grande número de teus camelos ? " O homem respondeu : "Foi rematado (para pagamento) de encargos, ó Amirul Muminin(as) ". Este comentou: "Esse é o meio mais digno de os perderes."

452."Aquele que negociar sem conhecer as regras da lei religiosa se envolverá em usura."

453."Aquele que considerar grandes os pequenos dissabores. Deus o envolverá em outros ainda maiores."

454."Aquele que manter seu auto-respeito em vista , seus desejos lhe parecerão insignificantes."

455."Sempre que um homem truncar uma brincadeira apartará um pouco da sua sagacidade."

456."Apartar-vos daquele que se inclina para vós constitui uma perda do vosso quinhão de vantagem, enquanto que inclinardes para aquele que se aparta de vós constitui humilhação."

457."A riqueza e a pobreza se seguirão nas suas apresentações perante Deus."

458."Zubair permaneceu como alguém da nossa casa , até que seu filho infeliz,Abdullah apareceu."

459."Por que será que o homem se dá a vaidade? Sua origem é o sêmen e seu fim é uma carcaça, não podendo ainda, alimentar-se , nem afastar a morte."

460. Amirul Muminin(as) foi perguntado sobre o maior poeta e ele disse : "Todos eles não procederam da mesma linha , portanto não podemos saber da intensidade da sua glória; mas se isso tiver que ser feito, então é Malik Ad Dilil ( o rei extraviado)."
(Sayyd Radhi diz: Refere-se a Imrul Qais).

461."Será que não há nenhum homem livre que possa deixar este bocado mastigado ( do mundo) para aqueles que dele gostam? Certamente o único preço para ele seria o paraíso. Portanto, não vos vendai a não ser para o paraíso."

462."Duas espécies de pessoas ávidas jamais ficarão saciadas; a do que busca o conhecimento e a do que busca as coisas do mundo."

463."Crença significa que devereis preferir a verdade, mesmo que vos cause danos,à falsidade ainda que vos beneficie; que vossas palavras não excedam as vossas ações e que temais a Deus ao falardes sobre os outros."

464."O destino tem controle sobre a (nossa)predeterminação até que o próprio esforço produza a ruína."
(Sayyd Radhi diz: Algo deste significado já foi mencionado, embora com palavras diferentes).

465."A paciência e a resignação são gêmeas e são produto da alta coragem."

466."A maledicência é a ferramenta dos desesperados."

467."Muitos homens caem no extravio por este lhes ter sido endeusado."

468."Este mundo foi criado para o outro e não para ele mesmo."

469."Os Banu Umayya têm um período fixado, no qual terão o seu quinhão. Contudo, quando as divergências surgirem sobre eles, quando as hienas os atacarem, ambas (circunstâncias) os sobrepujarão."
(Sayyd Radhi diz: "Mirwad" é uma forma derivada de irwad que significa conceder tempo, esperar por. Trata-se de uma expressão muito eloquente e maravilhosa. É como se Amirul Muminin(as0 tivesse igualado o período Omíada a uma área limitada, para o treinamento de cavalos de corrida onde se estão movimentando rumo ao limite, assim, quando chegarem à extremidade, sua organização será destruída).

470. Amirul Muminin(as) disse, elogiando os Ansar : " Por Deus, fortaleceram o Islã com suas generosas mãos e eloquentes línguas , assim como o garrote de um ano é alimentado."

471."O olho é a correia da traseira."
(Sayyd Radhi diz: Esta é uma metáfora esplendorosa; Amirul Muminin(as) iguala a parte traseira do corpo a um saco e o olho, a uma correia. Quando a correia se solta , o saco nada pode conter. De acordo com o ponto de vista de homens renomados esse é um dizer do Profeta , mas algumas pessoas atestaram ser de Amirul muminin. O escritor Al Mubarrad o mencionou em seu livro, no capítulo intitulado Al Lafzu bil Huruf ( palavras de letras simples) . Nós também discutimos essa metáfora no nosso livro "Ma'jazat Al Assar an Nabawiya").

472."Um governante tomou posição sobre eles. Ele permaneceu altaneiro e os tornou altaneiros, até que toda a religião pôs o seu peito no chão."

473."Um severo tempo se abaterá sobre o povo, em que os ricos segurarão suas posses com unhas e dentes , muito embora não lhes seja ordenado assim fazerem. Deus, o Glorificado diz:
"NÃO VOS ESQUEÇAIS DA LIBERALIDADE ENTRE VÓS" (2:237).
Durante esse tempo, os corruptos se erguerão e os virtuosos permanecerão rebaixados, aquisições serão feitas (as custas dos) indefesos , embora o Profeta (saas) tenha proibido isso."

474."Dois tipos de pessoas cairão na ruína quanto a mim : aquele que me ama exageradamente e aquele que aponta (nos outros) culpas falsas e difamatórias."
(Sayyd Radhi diz: Este dizer se coaduna com outro, a saber: "duas categorias de pessoas serão arruinadas, quanto a mim: aquele que me ama exageradamente e o malquerente e malicioso").

475. Foi perguntado a Amirul Muminin(as) sobre a unicidade de Deus e sua justiça, e ele respondeu : "Unicidade significa que vós não poeis sujeitá-lo às limitações da vossa imaginação e a justiça significa que não podeis culpá-lo ( de nada)."

476.Não há bem algum em silenciarmos quanto a assuntos que envolvam a sabedoria, assim como não há bem algum em falarmos sem conhecimento ( de causa)."

477. Amirul Muminin(as) disse em sua oração que pedia chuva:
"Ó Deus meu, envia-nos chuva por meio de nuvens submissas , não por meio das rebeldes ".
(Sayyd Radhi diz : Esta é uma expressão de maravilhosa eloqu~encia, porquanto o Amirul muminin(as) igualou a nuvem que é acompanhada de trovões, ventos e clarões, com camelos indomáveis que atiram fora suas selas e derrubam seus montadores e igualou as nuvens que estão livres dessas coisas às camelas submissas , que são facilmente ordenhadas e obedientes quando montadas).

478. Foi dito a Amirul Muminin(as) : "Desejaríamos que tingisses teus cabelos brancos, ó Amirul Muminin!" Então ele respondeu: "O tingimento é um modo de adorno, sendo que estamos num estado de tristeza."
(Sayyd Radhi diz : Amirul Muminin(as) se refere à morte do Mensageiro de Deus (saas) ).

479."O combatente para o bem da causa de Deus que se torna mártir, não terá melhor recompensa do que aquele que permanece casto, a despeito do meio (corrupto0 em que vive. É bem possível que essa pessoa se torne um dos anjos."

480."O contentamento é uma riqueza que não se exaure."
(Sayyd Radhi diz; Algumas pessoas relataram que esse é um dizer do Mensageiro de Deus (saas) ).

481. Quando Amirul Muminin(as) colocou Ziad Ibn Abih no lugar de Abdullah Ibn Abbas, na Pérsia , com os rendimentos do lugar, teve uma longa conversa com ele, na qual o proibiu de avançar na restauração das rendas. Então, ele disse : "Age com justiça, afasta-te da violência e da injustiça, porque a violência os fará esquecer seus domicílios e a injustiça fará com que fiquem de prontidão para pegar em armas."

482. "O pior pecado é aquele que o praticante toma como leve."

483."Deus não tornou obrigatório , ao ignorante, que aprendesse, até que tornasse obrigatório , ao instruído, que ensinasse."

484. "O pior camarada é aquele para o qual o formalismo tem de ser observado."
(Sayyd Radhi comenta: Isto é porque o formalismo é inseparável dos revezes e é um mal causado por um camarada para quem é observado. Portanto, é o pior dos camaradas).

485."Se um crente enraivece a seu irmão, isso significa que ele o deixará."

(Sayyd Radhi diz: É dito "hachamahu ou ahchamahu" significando "ele o enraiveceu". De acordo com outro ponto de vista , significa "ele o humilhou". Também "ihtachamahu" significa " ele procurou essas coisas" e mais propriamente, "lhe causou a separação" ).


--------------------------------------------------------------------------------

"Este é o fim da nossa coletânea dos dizeres de Amirul Muminin(as).
Somos gratíssimos a Deus , o Glorificado, por haver nos capacitado a coletar os dizeres espalhados por vários luares e juntar o material que jazia em regiões distantes. Não temos habilidade alguma , anão ser através de Deus. Nele confiamos e Ele nos é suficiente . Ele é o melhor apoiador.

Este livro foi concluído no mês de Rajab do ano 400 da Hégira.

Que Deus abençoe o nosso Profeta mohammad, o derradeiro dos profetas, que nos guiou ao melhor caminho , bem como aos seus castos descendentes e aos seus companheiros , que são os astros da convicção."

Links Relacionados
Palavras Iluminadas

“No Islam as pessoas são iguais, todos são de Adão e Eva, o árabe não é mais virtuoso do que o não árabe, e o não árabe não é mais virtuoso do que o árabe, somente pelo temor a Deus”. Profeta Mohammad (S.A.A.S.)


ARBIB - Associação Religiosa Beneficente Islâmica do Brasil - Departamento de Comunicação
Todos os direitos reservados à ARBIB - A reprodução é permitida, desde que citada a fonte