Fevereiro / 2020
DSTQQSS
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
Não foi encontrado nenhum registro para o mês de Fevereiro
IslamNahjul BalaghaDitos
Dito 201 ao 400.
Dito 201 ao dito 400 do Nahjul Balagha.

201."Ó povo, temei a Deus, que é de tal maneira (magnânimo), que quando vós falais. Ele ouve e quando escondeis ( um segredo0 , Ele fica sabendo. Preparai-vos para encontrardes a morte, que vos agarrará, mesmo se fugirdes,vos abordará, se ficardes e de vós se lembrará mesmo se dela esquecerdes."

202."Se alguém não for agradecido para convosco, isso não deverá demover-vos das boas ações, porque (possivelmente) essa pessoa poderá demonstrar gratidão quanto a algo que nãolhe trará benefícios, sendo que, sua gratidão poderia ser mais do que a ingratidão do sonegador, e (sabei que) Deus aprecia quem pratica o bem."

203."Todo recipiente se torna exíguo com o que nele é colocado, menos o conhecimento, que , ao contrário, se expande."

204."A primeira recompensa do indulgente é que as pessoas se tornam seus ajudantes contra os ignorantes."

205."Se não puderes ser tolerante , finge sê-lo, porque não raro, o homem que imita um grupo se torna membro dele."

206."Aquele que presta contas quanto a si mesmo , se beneficia e aquele que é negligente quanto a isso, sofre. quem teme permanece seguro; quem tira lição (das coisas) adquire luz e quem adquire luz consegue compreensão e quem consegue compreensão assegura o conhecimento."

207."O mundo se curvará a nós, após haver sido refratário, assim como a camela se curva até a sua cria." Depois Amirul Muminin recitou o versículo: "E QUISEMOS AGRACIAR OS SUBJUGADOS DA TERRA, DESIGNANDO IMAMES E CONSTITUINDO-OS HERDEIROS."(28:5)

208."Temei a Deus como aquele que se apronta após desligar-se (dos assuntos terrenos), e d epois de se aprontar, enfrenta a fome; então age com presteza durante o seu período de vida , apressa-se à visão dos perigos e tem como objetivo ir ao encontro da meta para o fim da sua jornada, para o lugar do seu retorno."

209."A generosidade é a protetora da honra ; a indulgência é a brida para o tolo; o perdão é a arrecadação do sucesso; a desconsideração é a punição para quem trai; e a consulta é o principal caminho para a diretriz. Aquele que está contente com a sua própria opinião encara o perigo. A resignação é superação das calamidades enquanto que a impaciência auxilia as vicissitudes do mundo. O melhor contentamento consiste em abandonar os desejos. A mente muito servil é escrava dos anseios dominadores. A capacidade auxilia a preservação da experiência. Amor significa uma relação bem utilizada. Não confieis naquele que esteja desgostoso."

210."A vaidade de um homem quanto a si mesmo é inimiga da sua inteligência."

211."Ignorai o sofrimento e a tristeza e sereis sempre felizes."

212."A árvore cujo tronco é mole possui galhos grossos."

213."a oposição destrói o bom conselho."

214." Aquele que adquire posição começa a fazer uso errôneo dela."

215."Através da mudança das circunstâncias que o metal do homem é conhecido."

216."O ciúme por um amigo significa defeito em sua estima."

217." A maior parte da deficiência no intelecto ocorre devido ao arrebatamento da ganância."

218.Não constitui justiça o promulgar um veredito fundamentando-se na probabilidade."

219."A pior provisão para o dia do julgamento é a mão grande quanto às pessoas."

220."O ato mais elevado de um nobre é este ignorar o que sabe."

221."A quem quer que seja que a modésti vier a cobri com o seu manto, as pessoas não verão seus defeitos."

222."O excesso de silêncio produz reverência. A justiça resulta em mais amios, agenerosidade eleva a posião; com a humildade , as bençãos são abundantes e copiosas e com o enfrentarmos as penúrias a liderança é conseguida; com o comportamento justo o adversário é sobrepujado e com a paciência para com um tolo haverá um aumento dos amigos contra ele."

223."É estranho o fato de que o ciumento não sente ciúme quanto a `riqueza material."

224."O ganacioso se encontra nos grilhões da desgraça."

225.A Amirul Muminin (as) foram perguntadas coisas sobre a crença e ele respondeu : "A crença significa consciência com o coração, confissão com a língua e prática do pilares da religião."

226."Aquele que está pesaroso por este mundo está, de fato, descontente com o que Deus lhe dá. Aquele que se queixa de uma calamidade , que o acomete, queixa-se de Deus. Aquele que, ao aproximar-se de um rico, curva-se perante ele, devido a sua riqueza, (saiba que) um terço da sua religião já se foi. Aquele que ler o Alcorão e , ao morrer, for para o inferno, isso significará que se encontrava entre os que trataram os versículos divinos com zombaria. Se o coração do homem ficar ligado ao mundo, ele obterá três coisas : preocupação que nunca o abandonará, ganãncia que jamais o deixará e desejo que nunca será satisfeito."

227."O contentamento é tão bom quanto um estado e a cortesia é tão boa quanto uma benção." Foi pedido a ele que (comentasse) sobre as palavras de Deus : "CONCEDEREMOS UMA VIDA AGRADÁVEL(16:97) e disse :"Isso significa contentamento."

228."Sede compartilhadores daquele que tem abundância de meios , porque está mais apto de adquirir mais riqueza e assegurar uma maior partilha."

229.Amirul Muminin(as) disse sobre as seguintes palavras de Deus :
"DEUS ORDENA A JUSTIÇA E A CARIDADE" (16:90) : "Aqui a palavra Adl significa distribuição equânime e Ihsan significa favor."

230."Aquele que der com uma mão pequena lhe será dado com uma mão grande."
(significa que qualquer coisa que se dá em caridade , mesmo que seja muito pouco, Deus o recompensa em muito. As mãos aqui são utilizadas para designar dádivas. Amirul Muminin(as) diferenciou dádiva do servo e a dádiva de Deus, designando aquela como mão pequena e esta como mão grande).

231. Amirul Muminin(as) disse para o seu filho Hassan(as) :
"Não desafies (ninguém) para a luta , mas se fores desafiado, responde à altura, porque o desafiante ao combate é um rebelde que merece a destruição."

232."As melhores características das mulheres são as que, no homem, são as piores, a saber: vaidade, pusilanimidade e mesquinhez. De modo que, sendo a mulher vaidosa , nãopermite a ninguém acesso a ela, sendo mesquinha, preservará a sua propriedade e a de seu marido; e sendo fraca de ânimo, ficará assustada com tudo que lhe acontecer."

233.Foi pedido a Amirul Muminin(as): "Descreve-nos o sábio", e ele disse: "Sábio é aquele que coloca as coisas em seus devidos lugares."
Então pediram que descrevesse o ignorante e ele disse:"Já o fiz."
Querendo dizer, que o ignorante é aquele que não coloca as coisas em seus devidos lugares

234."Por Deus, que este vosso mundo é mais baixo, a eu ver, do que os intestinos dos suínos na mão do leproso."

235."Um grupo de pessoas cultua a Deus pelo desejo de recompensa; este é o culto dos mercadores. Outro grupo cultua por causa do medo; este é o culto dos escravos. E há ainda um grupo que cultua a Deus por gratidão; este é o culto dos homens livres."

236."No todo, a mulher constitui um mal , e o pior de tudo é que o homem não passa sem ela."

237."Aquele que é indolente perde seus direitos e aquele que crê no maldizente perde um amigo."

238."Uma pedra mal assentada numa casa é a garantia de seu desmoronamento."

239."O dia do oprimido sobre o opressor será mais severo do que o dia do opressor sobre o oprimido."

240."Teme a Deus , mesmo que seja pouco e coloca em ti e Deus uma cortina, mesmo que seja muito fina."

241."Quando as respostas são inúmeras , o ponto correto permanece obscuro."

242."Certamente em cada benefício há uma obrigação para com Deus.
Se nos desencarregarmos dessa obrigação, Deus aumentará a benção e se não fizermos, corremos o risco de perder esse benefício."

243."Quando a capacidade aumenta, os desejos diminuem."

244."Mantém-te em guarda quanto ao te esquivares das bençãos, porque tudo o que nos escapa não volta jamais."

245."A generosidade está mais para o bem do que a consideração para com os parentes."

246.Se alguém faz boa idéia de ti, faz com que isso seja verdadeiro."

247."O melhor ato é aquele em que tens de te esforçar para realizá-lo."

248."Vim a conhecer Deus por meio da quebra da determinação , mudança de intenção e perda de coragem."

249."A amargura deste mundo é a doçura do outro, enquanto que a doçura deste mundo é a amargura do outro."

250."Deus estabeleceu a crença para a purificação quanto ao politeísmo, a oração para a purificação quanto à vaidade, o zakat como meio de subsistência, o jejum como teste para as pessoas, o Hajj como apoio a fé, a Jihad para a honra do Islã, a persuasão ao bem para o benefício das pessoas comuns, a dissuasão do mal para o controle dos malignos, a consideração para com os parentes para o aumento do número(da família), a vingança para se truncar o derramamento de sangue, a distinção das penalidades para a conscientização da importância das proibições , a abstenção do consumo de Khamr( bebidas alcóolicas) para a proteção da razão, o impedimento do roubo para se inculcar a honestidade, a abstinência do adultério para se salvaguardar a decência , aproibição da sodomia para o aumento da prol, a apresentação da evidência e o fornecimento de provas contra as intrigas , a abstenção da mentira para o aumento da estima a verdade, a manutenção da paz para a proteção ao perigo, os fiduciários para a disciplina da comunidade e a obediência como um sinal de respeito ao Imamato." 

251."Se quiserdes que um opressor prste juramento, pedi-lhe que jure assim: Para que fique fora do poder e da força de Deus, porque se ele jurar falsamente desse modo será rapidamente punido, ao passo que se jurar que Deus é de tal modo (magnânimo) e que não há divindade além dele , não será rapidamente punido, uma vez que terá expressado a unicidade divina."

252."Ó filho de adão, sê tua própria representação nos assuntos da tua propriedade e faz sobre ela o que quiseres que seja feito, após a tua morte."

253."A ira é uma espécie de loucura, porque a vítima dela se arrepende depois. Se ela não se arrepender, sua loucura será confirmada."

254."A saúde do corpo provém da parcimônia da inveja."

255.Amirul Muminin(as) disse para Kumail Ibn Zaid: "Ó Kumail, dirige teu povo para que saia á noite para verificar as necessidades dos que estejam a dormir , pois eu juro por aquele cuja audição se estende a todas as vozes, se alguém causar prazer ao coração de outro, Deus criará um especial aprazimento para que sempre que qualqquer carência surja para ele , tal benesse virá fluindo como água corrente e afastará a penúria como são afastados os camelos selvagens."

256."Quando vos achardes na pobreza, negociai com Deus através da caridade."

257."A fidelidade para com os infiéis é infidelidade para com Deus, enquanto que a infidelidade para com os infiéis é fidelidade para com Deus."

258."Há muitos homens sendo levados gradativamente rumo à punição por meio do bom tratamento, muitos homens permanecem no engano porque suas mazelas são encobertas e muitos homens que estão na ilusão por causa de muito boa fala sobre eles e não há melhor teste feito por Deus do que o de dar-lhes tempo."

Seção em que temos incluído seleções dos maravilhosos dizeres do Amirul Momnin (AS), os quais requerem explicações).

259."Quando a situação se tornar insuportável então o líder da religião se erguerá e as pessoas se juntarão ao seu redor , assim como os fragmentos de nuvens secas se juntam durante o outono."

260.Uma tradição de Amirul Muminin(as) diz : "Ele é um locutor versátil."

261."As discussões suscitam a ruína."

262."Quando as meninas atingem o estágio da (consciência) da realidade , as orientações da parte do pai são preferíveis".

263."A fé produz uma brancura no coração. conforme a fé se desenvolve a brancura também aumenta."

264."Se um homem tem um empréstimo duvidoso, é seu dever pagar o zakat sobre ele, por todo o tempo passado, se o receber."

265.Uma tradição de Amirul Muminin (as) relata que ela ao arreimentar uma força para avançar rumo ao jihad , disse :" Afastai-vos das mulheres o mais que puderdes."

266."(Sede como) o atirador exímio que procura ter sucesso no primeiro tiro."

267."Quando a situação se tornar crítica , busquemos refúgio (no exemplo) do Profeta de Deus(saas) e (sabei que) nenhum de nós esteve mais próximo do inimigo do que ele próprio."

268.Quando as notícias do ataque de Muawiya em Âmbar chegaram a Amirul Muminin(as), ele , em pessoa , foi andando até alcançar Nakhila, onde o povo se juntou a ele e disse: "Ó Amirul Muminin, nós somos suficientes para enfrenta-los", ao que ele respondeu:
"Não sois suficientes para mim contra vós, como sereis suficientes para mim contra outros? Antes de mim as pessoas costumavam queixar-se da opressão de seus governantes , mas agora eu tenho que me queixar das ações erradas do meu povo; ( é como ) se eu fosse dirigido por eles e eles fossem os líderes, ou como se eu fosse o súdito e eles os governantes."

269. É dito que Haris Ibn Hut foi ter com o amirul Muminin e disse ;
"Acreditas que eu pudesse sequer imaginar que as pessoas de Jamal estavam no caminho errado?" Amirul Muminin(as) respondeu :
"Ó Haris , tu tens visto abaixo de ti, não acima de ti, e assim tens estado confuso. Em verdade, não tens conhecido o que é certo, então, como podes saber quem está no erro?"
Então Háris disse : "Nesse caso, estou me retirando, juntamente com Saad Ibn Malik e Abdullah Ibn Omar."
Ao que Amirul Muminin (as) disse : "Oh, Saad e Abdullah Ibn Omar não tomaram partido com o certo, tampouco esqueceram o errado."

270."O retentor da autoridade é igual ao que monta em um leão; é invejado por sua posição , mas bem a conhece."

271."Fazei o bem aos pobres dos outros , para que o bem também seja feito aos vossos pobres."

272."Quando a palavra do sábio vai ao ponto, serve de cura, mas se vai ao ponto(errado) é como a doença."

273.Alguém pediu a amirul Muminin(as) que definisse a religião e então ele disse :" Vem ter comigo amanhã para que eu te esclareça na presença de todos, assim, se te esqueceres do que eu disser , outros talvez reterão, porque a palavra é como uma presa agitada que pode ser agarrada por uns e escapar de outros."

274."Ó filho de adão, não evidencies a preocupação do dia que ainda não chegou, no dia que já chegou, porque se esse dia estiver em tua vida, Deus também propiciará a subsistência."

275."Tende amor por vosso amigo até um certo limite , pois é possível que nalgum dia ele se torne vosso inimigo; e tende ódio por vosso inimigo até um certo limite, pois é possível que nalgum dia ele venha a ser vosso amigo."

276."Há duas espécies de obreiros no mundo; um é da espécie que trabalha neste mundo para este mundo e sua obra o mantém alheio à outra vida. Tem medo da pobreza para os que deixar atrás de si , mas se sente seguro quanto a ela. Assim ,passa sua vida procurando o bem para os outros. O outro é da espécie que trabalha neste mundo, visando o que virá no futuroe assegura o seu quinhão deste mundo, sem esforço algum.Desse modo, ele obtém ambos benefícios e se torna dono de ambas as casas. De mod que goza de prestígio diante de Deus . Caso pede algo, Ele não lhe nega."

277.É relatado que durante os dias do Califa Omar Ibn Al Khattab, a questão da abundância de ornamentos da kaaba lhe foi apresentada e alguém sugeriu ; "Se preparasses com isso(essa riqueza) um exército de muçulmanos , isso poderia trazer uma grande recompensa, mas... que fará a Kaaba com tais ornamentos?" Omar pensou em assim fazer mas consultou Amirul Muminin(as), que lhe disse :
"Quando o Alcorão foi revelado ao Profeta (saas) havia quatro espécies de bens . Um era o bem individual do muçulmano, que ele distribuia entre os herdeiros, de acordo com partilhas fixadas. O segundo era a taxa que distribuía entre aqueles para quem se destinava. O terceiro era o quinto da arrecadação para o qual Deus havia fixado os meios disponíveis.O quarto era, a quantidade de caridade cuja disposição também era fixada por Deus. Os ornamentos da Kaaba já existiam naqueles dias , mas Deus os deixou como estavam, e não o fez por omissão nem por desconhecimento disso.
Portanto, os mantenha onde Deus e o seu Profeta os deixaram."
Então Omar disse: "Se tu não estivesses aqui , teríamos sido humilhados". E manteve os ornamentos da kaaba como estavam."

278. É relatado que dois indivíduos foram levados diante de Amirul Muminin(as). Haviam cometido roubo de propriedade pública. Um deles era um escravo adquirido com dinheiro público e outro fora adquirido por alguém dentre o povo.
então Amirul Muminin(as) disse : "Quanto a este , que é propriedade do dinheiro público , não haverá punição, pois trata-se de uma propriedade de Deus tomando propriedade de Deus. quanto ao outro, deverá ser punido." consequentemente a mão do segundo foi cortada."

279. É relatado que certa vez Amirul Muminin(as) disse:"Se meus passo adquirirem firmeza nestes lugares escorregadios , eu irei alterar várias coisas."

280."Sabei , com plena convicção que Deus nao tem fixada para ninguém , mais subsistência do que aquela que foi ordenada no escrito do destino, muito embora os seus meios (de buscá-la) possam ser grandes, seu desejo por ela seja intenso e seus esforços sejam acurados; tampouco a fraqueza de uma pessoa ou escassez dos seus meios poderá postar-se entre o que foi ordenado no Livro do destino e ela própria. Aquele que se conscientiza disso e age de acordo, é o melhor de todos em termos de conforto e benefício, ao passo que aquele que não leva isso em consideração, duvidando, excede todos os homens em desvantagem. Não raro, uma pessoa favorecida está paulatinamente sendo dirigida (à punição) por meio desses favores e mui frequentemente uma pessoa aflita está recebendo o bem por meio da aflição. Portanto, ó ouvintes, aumentai a vossa gratidão; a não ser que desejeis permanecer nos limites da vossa subsistência."

281."Não transformeis a vossa sabedoria em ignorância ou a vossa convicção em dúvida. Quando adquirires conhecimento, agi ( de acordo com ele) e quando adquirires convicção, procedei (segundo suas bases)."

282."a cobiça leva a pesoa á fonte d'água mas o traz de volta sem que o deixe bber. Ela assume a responsabilidade mas não a cumpre.
Não raro, o desejoso se engasga antes de saciar a sede. quão maior for a consideração dada ao que se deseja, maior será o pesar pela sua perda. os desejos cegam o entendimento. O quinhão destinado chegará àquele que dele não se aproximar."

283."Ó Deus meu, busco a tua proteção disto; que eu aparente ser bom aos olhos das pessoas enquanto o meu eu interior talvez seja pecaminoso perante ti, e que eu talvez me abstenha (dos pecados) apenas para me mostrar às pessoas, embora estejas ciente de tudo sobre mim. Desse modo, eu me mostro diante das pessoas em boa maneira, embora minhas maldades sejam colocadas perante ti. Isso significa proximidade com as tuas criaturas mas distanciamento dos teus prazeres."

284."Juro por aquele que nos deixou passar a noite escura , após a qual veio o dia brilhante que (tal e tal) não aconteceu."
(Sayyd Radhi não escreveu o que não teria acontecido, deixando-nos apenas esta parte da sentença).

285."Uma pequena ação feita com continuidade e regularidade é mais benéfica do que uma grande, feita com má vontade."

286."Quando as questões opcionais se põem no caminho das obrigatórias, devem ser abandonadas."

287."Aquele que tem em mente a distância da viagem, mantém-se preparado."

288."a observação feita pelos olhos não é uma observação real, porque os olhos algumas vezes enganam a pessoa; mas a sabedoria não engana aquele que a tem."

289."Entre vós e a pregação há uma barreira de decepção."

290."Entre vós, o ignorante obtém muito, ao passo que o erudito é ignorado."

291."O conhecimento dispersa as desculpas dos que vivem se desculpando."

292."Aquele para quem a morte chega cedo, busca um tempo, enquanto que aquele ao qual a morte é retardada apresenta desculpas para o adiamento ( quanto ao praticar boas ações)."

293."Para cada coisa a qual as pessoas dizem :"Que bom!" Há um mal escondido neste mundo."

294. Foi pedido a Amirul Muminin(as) que falasse sobre o destino e ele disse: "Trata-se de um caminho obscuro; não o trilheis. Trata-se de um oceano profundo, nele não mergulheis. Trata-se de um segredo de Deus; com o conhecerdes não vos preocupeis."

295."Quando Deus pretende humilhar uma pessoa (por assim merecer), Ele lhe nega o conhecimento."

296."No passado eu tive um irmão de fé que era prestigioso ao meu ver, porque o mundo era humilde a seus olhos, as necessidades do estômago não tinham força sobre ele, e não ansiava pelo que não poderia ter; se obtivesse algo, não pedia por mais; a maior parte do tempo ficava em silêncio , mas se falava, silenciava os interlocutores e saciava a sede dos inquiridores; era fraco e debilitado , mas na hora do combate, lutava como um leão da floresta ou uma serpente do vale; não apresentava um argumento a menos que fosse decisivo.
Não condenava ninguém numa questão desculpável, até que ouvisse a argumentação; não falava sobre nenhuma atribulação, a não ser após o seu desaparecimento; nunca dizia o que ia fazer, jamais dizia o que não ia fazer; conquanto pudesse ser superado no falar, não poderia ser superado no silenciar; era mais ávido por manter-se quieto do que por falar; caso se defrontasse com duas reflexões, aquilatava qual das duas era mais condizente com os anseios do coração e a ela se opunha.
Essas qualidades tendes obrigação de possuir. Assim deveresi adquiri-las e superar cada uma elas. Se não puderdes adquiri-las no todo, sabei que adquirirdes uma parte é preferível a desistirdes do todo."

297." mesmo se Deus não tivesse notificado o castigo àqueles que lhe que lhe são desobedientes, (a obediência) seria obrigatória em virtude da gratidão aos seus favores , ( sabendo-se pois) que Ele não deverá ser dsobedecido."

298. Amirul Muminin(as) disse , em condolência a Achass Ibn Qais pela morte de seu filho : " Ó Achass, se te comoves pelo teu filho, decerto que isso é em consequência da relação sanguínea; mas se te resignares , Deus recompensará cada aflição. Ó Achass, se tiveres paciência, mesmo os assuntos se desencadearão como foram ordenados por Deus, mas, nesse caso, merecerás recompensa; contudo, se perderes a paciência , ainda assim se desencadearão conforme o ordenado por Deus, mas nesse caso, terá de suportar a carga(do pecado). Ó Achass, teu filho deu-te alegrias enquanto que, ao mesmo tempo, constituiu uma provação e sofrimento, e ( ao morrer) causou-te tristeza, mas , ao mesmo tempo, provou ser fonte de recompensa e misericórdia para ti."

299.Amirul Muminin(as) disse junto ao túmulo do Mensageiro de Deus (saas) na hora do sepultamento: "Em verdade, a resignação é algo bom , menos quando se trata de ti; a impaciência é algo ruim, menos quando se trata de ti; a aflição em relação a ti é grande, enquanto qualquer outra aflição , antes ou depois, é pequena."

300."Não vos associes aos tolos porque endeusarão suas ações diante de vós e desejarão que sejais como eles." 

301. foi pedido a Amirul Muminin(as) que falasse sobre a distãncia entre o oriente e o ocidente , e ele disse :" Um dia de viagem do sol (doze horas de rotação da terra)."

302."Vossos amigos são três e os vossos inimigos também são três.
Vossos amigos são: vosso amigo, o amigo do vosso amigo e o inimigo do vosso inimigo; e os vossos inimigos são: vosso inimigo, o inimigo do vosso amgo e o amigo do vosso inimigo."

303. Amirul Muminin(as) viu um homem às voltas com o combate a um inimigo, coisa que só causava dano a ele próprio, então disse: És igual aquele que atravessa a lança através de si mesmo para matar a pessoa que está sentada atrás de si."

304. "Quantos são os objetos que apresentam lições , mas quão poucos são os que aprendem."

305."Aquele que muito se alonga numa querela é um pecador, mas se a deixar de lado faz (dele) um oprimido, se torna difícil para o querelante temer a Deus."

306."Não me preocupo com uma falta após a qual eu tenha tempo de orar duas unidades (rak'a) e implorar perdão a Deus ."

307.Foi perguntado a Amirul Muminin(as): "Como conduzirá Deus a prestação de contas de todas as pessoas , a despeito do grande número delas?" Ele respondeu: "Assim como Ele proporciona a subsistência a elas, a despeito de seu grande número." Em seguida perguntaram: " Como Ele conduzirá a prestação de contas sem que elas o vejam? " Ele respondeu: "Do mesmo modo com que lhes proporciona a subsistência sem que o vejam."

308."Vosso mensageiro é o intérprete da vossa inteligência enquanto que vossa carta é mais eloquente em exprimir o vosso verdadeiro eu."

309."A pessoa que se encontra aflita pela penúria não está mais necessitada de orar do que aquela que está sendo poupada da aflição, sem que esteja imune a ela."

310." As pessoas são filhas do mundo e ninguém pode ser censurado por amar sua mãe."

311."Os pobres são os mensageiros de Deus, quem lhes nega (algo) nega a Deus e quem lhes dá(algo) empresta a Deus."

311."O homem que respeita a si próprio jamais comete adultério."

312."O limite fixo da vida é (motivo) suficiente para nos mantermos vigilantes."

313."O homem consegue dormir com a morte de um filho, mas não consegue dormir com a perda da propriedade."

314."A afeição mútua dos pais cria uma boa relação entre os filhos.
A relação é mais necessitada de afeição do que afeição o é da relação."

315."Temei a opinião dos crentes, pois Deus, o sublime, colocou veracidade em suas línguas."

316."A crença de uma pessoa não poderá ser considerada verdadeira até que seu zelo pelas coisas de Deus seja maior do que o zelo para com suas próprias coisas."

317.Quando Amirul Muminin(as) chegou a Basra , enviou Anas Ibn Malik a Tal'a e a Zubair para que os fizesse recordar aquilo que ele (Anas) tinha ouvido o Mensageiro de Deus (saas) dizer sobre os dois, mas ele evitou fazer aquio e, quando voltou disse que tinha esquecido do assunto. Portanto Amirul Muminin(as) disse: "Se estás mentindo, que Deus te aflija com manchas brancas, que nem o turbante possa encobrir."
(Sayyd Radhi diz: mancha branca significa leucoderme. Depois de um tempo, a enfermidade deveras ocorreu ao rosto de Anas, tanto que ele jamais foi visto sem estar usando véu).

318."Às vezes os corações se movem para a frente e às vezes para trás. Quando se movem para a frente , fazei-os realizar as preces opcionais, mas quando se movem para trás, restringi-os apenas às obrigatórias."

319."O Alcorão contém relatos do passado, prediões para o futuro e mandamentos ou injunções para o presente."

320."Atira uma pedra no caminho pelo qual alguém veio ter contigo, porque o mal somente pode encontrar-se com o mal."

321.Amirul Muminin(as) disse para o seu auxiliar , Ubaidullah Ibn Abi Rafi: "Põe um floco de algodão no tinteiro, conserva longa a ponta da pena, deixa espaço entre as linhas e junta as letras,porque isso é bom para a beleza da escrita."

322."Eu sou o imam dos crentes enquanto a riqueza é imam dos corruptos."

(Sayyd Radhi diz: Isso quer dizer "que os crentes me seguem, enquanto os corruptos seguem a riqueza", assim como as abelhas seguem sua líder).

323.Alguns judeus disseram a Amirul Muminin(as) : "Vós não sepultastes o vosso profeta enquanto apareciam divergências sobre ele?" , ao que Amirul Muminin retrucou: "Nós não divergimos sobre ele, mas sim sobre (as circunstâncias) depois dele ( isto é, sobre a sucessão) ; também vós não tínheis ainda secado vossos pés após sairdes da áua e já começastes a pedir a vosso profeta : "FAZ-NOS UM DEUS COMO OS SEUS DEUSES ! RESPONDEU-LHES: SOIS UM POVO DE INSIPIENTES ! "( 7:138)

324.Foi perguntado a Amirul Muminin(as): "Com o que sobrepujas os teus adversários ?" Ele respondeu: "Sempre que me confrontei com um indivíduo , ele me ajudou contra si mesmo."

(Sayyd Radhi comenta:" Amirul Muminin quis evidenciar o temor da parte do antagonista").

325. Amirul Muminin(as) disse para seu filho, Mohammad Ibn Al Hanafyyah : "Ó filho meu , temo que a privação tome conta de ti. Portanto, busca a proteção de Deus quanto a ela, porque a penúria é a deficiência da crença , a vacilação da inteligência e conduz ao ódio as pessoas obstinadas."

326.Amirul Muminin (as) respondeu a um homem que lhe fizera uma pergunta difícil: "Peça-me coisas de entendimento, mas não me peças por coisas que criem confusão, porque o ignorante que tenta aprender é igual ao estudado, mas o estudado que tenta criar confusão é igual ao ignorante."

327.Abdullah Ibn Abbas uma vez aconselhou Amirul Muminin(as) sobre os seu spontos de vista e ele disse; "Tens somente que me aconselhar e então eu tenho que ver ( o que fazer0 e se eu agir contra o teu conselho, terás que me seguir."

328.Quando Amirul Muminin (as) retornava para Kufa , vindo de siffin, passou pelas residências dos shibamitas e ouviu as mulheres chorando aqueles que foram mortos em Siffin. Nisso, um chibamita , Harb Ibn Churahbil Al Shibami, que era um dos nobres do povo, foi ter com ele e Amirul Muminin(as) lhe disse: "Será que as vosas mulheres têm controle sobre vós no que tange às lamentações que ouço ?
Será que não podeis coibi-las deste choro? "
Harb se põs a caminhar ao lado dele enquanto Amirul Muminin estava a cavalo, então Amirul Muminin(as) disse ;
"Volta, porque o caminhar de um homem como tu , ao lado de um homem como eu, constitui um extravio para o governante e humilhação para o crente."

329. Amirul muminin(as) passou perto dos corpos dos kharijitas mortos na batalha de nahrwan e disse: "malditos sejais! fostes injuriados por aquele que vos enganou."
Perguntaram-lhe : "Ó amirul Muminin , quem foi que os enganou ?"
Ele respondeu: "Satã, o enganador e o espírito interior que leva a pessoa a praticar o mal, que os enganou por meio das paixões, facilitou-lhes o caminho que leva aos pecados, prometendo vitória e efinalmente os arremessando ao fogo."

330."Cuidado quando ao desobedecerdes a Deus estando a sós, porque a testemunha é também o juiz."

331.Quando as notícias do assassinato de Mohammad Ibn Abu Bakr chegaram a Amirul Muminin (as) , ele disse : "Nosso pesar quanto a ele é tão grande quanto o júbilo deles por isso, mas eis que eles perderam um inimigo e nós perdemos um amigo."

332."a idade após a qual Deus aceita qualquer desculpa de um ser humano é sessenta anos."

333."Aquele a quem o pecado sobrepuja não é um vitorioso e aquele que assegura a vitória através dopecado é (de fato) conquistado."

334." Deus, o Glorificado, fixou a subsistência do carente na riqueza do rico. Por conseguinte, sempre que um necessitado permanece com fome , será por causa que alguma pessoa rica lhe negou ( o seu quinhão) . Deus, o Sublime , o questionará acerca disso."

335." Não precisarmos apresentar uma desculpa é melhor do que apresentarmos uma desculpa justa."

336."A menor obrigação que Deus vos impõe é que não façais uso dos seus favores para cometerdes os pecados por Ele proibido."

337. "Quando um incapacitado deixa de realizar atos de obediência a Deus, o Glorificado, há uma grande oportunidade para que o inteligente os realize."

337. "O Imam é o vigia de Deus na terra."

338.Amirul Muminin (as) disse ao descrever um crente:
"O crente tem um semblante alegre, um coração pesaroso, um peito muito amplo( pleno de generosidade) e um coração muito humilde.
Odeia elevadas posições e detesta inovações. Seu pesar é intenso, sua coragem é de longo alcance , seu silêncio é conspícuo e seu tempo é ocupadíssimo. É agradecido, resignado, meditador, repartindo sua amizade , de brilhante comportamento e de brando temperamento. é mais forte do que uma rocha e mais humilde do que um escravo."

339."Se acontecer de um homem ver o fim de sua vida e sua sina final, odiará os desejos e suas decepções."

340."Existem dois que compartilham a propriedade de uma pessoa:
os sucessores e os acidentes."

341."A pessoa a quem é apresentada uma demanda, é livre, até que faça promessas."

342." Aquele que ora mas não se esforça é igual aquele que atira (flechas) sem um arco."

343."O conhecimento é de dois tipos: o daquele que é absorvido e o que é apenas ouvido. O que é ouvido não proporciona benefício, a menos que seja absorvido."

344."A decisão acertada anda a passos com o poder. Uma emerge com o aparecimento da outra e se vai com o desaparecimento da outra."

345."A beleza da pobreza está na castidade e a beleza da riqueza está na gratidão."

346."O dia da justiça será mais severo para o opressor do que o dia da opressão é para o oprimido."

347."A maior riqueza é aquela em que a pessoa não fica de olho no que os outros possuem."

348."as declarações devem ser preservadas e as ações devem ser tentadas. "TODA ALMA É DEPOSITÁRIA DAS SUAS AÇÕES(74:38).
Os indivíduos ou são deficientes (fisicamente) ou são desequilibrados (mentalmente) ou ambos, a não ser aqueles a quem Deus protege ( por merecerem). Os inquiridores, dentre eles, procuram confundir e os inquiridos criam dificuldades. É possível que o homem que tenha melhor ponto de vista dentre eles, seja desviado do pensamento correto, por prazer ou desprazer, e é possível que um simples olhar talvez afete até o homem de mais sabedoria, ou que uma simples expressão o transforme."

349." Ó grupo de pessoas , temei a Deus, pois que há homem que aspira o que não tem, há construtor de casa que nela não mora e há cobrador daquilo que deixará para trás. Possivelmente ele o cobrou de um modo errado ou por meio de negar um direito. Adquiriu a coisa ilegalmente e terá de suportar o peso dos pecados por isso. Portanto, partirá(deste mundo) com esse peso e chegará à presença de Deus com amargura e sofrimento e "PERDE ESTE MUNDO E O OUTRO. ESTA É A EVIDENTE DESVENTURA (22:11)."

350."A falta de acesso aos pecados também é uma espécie de castidade." 

351."A dignidade do vosso rosto pode ser sólida , mas, o pedirdes a dissolverá , portanto, olhai cuidadosamente antes de a dissolverdes."

352."A pessoas elogiar(outra ) mais do que o devido constitui bajulação, faze-lo de menos ou é incapacidade de falar ou inveja."

353."O pecado mais sério é aquel que o prativante considera como leve."

354."Aquele que vê suas próprias falhas se abstém de olhar para as deficiências alheias. Aquele que se sente feliz com o viver que Deus lhe proporciona não se amofina com o que lhe falta. Aquele que puxa da espada da rebeldia é morto com ela. Aquele que porfia, sem meios (para isso) perece. Aquele que mergulha na profundeza é afogado.
Aquele que frequenta lugares de má reputação recebe a culpa.
Aquele que mais fala mais erros comete. Aqule que comete mais erros torna-se cínico. Aquele que é cínico tem menos temor a Deus. Aquele que pouco teme a Deus , seu coração morre. Aquele cujo coração morrer entrará no fogo. Aquele que fica a observar as deficiências dos outros , dsaprovando-as e as aceitando para si mesmo, definitivamente é um tolo. O contentamento é uma provisão que nunca diminui. Aquele que muito se lembra da morte fica satisfeito com os pequenos favores deste mundo. Aquele que se conscientiza de que sua fal é parte de sua ação, fala menos, exceto quando há algum propósito."

355. "O opressor tem três características : oprime seu superior , desobedecendo-o; seus subalternos, impondo-lhes a sua autoridade e apoia a outros opressores."

356."Ao findar o sofrimento vem o alívio e ao apertar das cadeias da atribulação vem a facilidade."

357.Amirul Muminin(as) disse para um dos seus companheiros :
"Não dispenses muito da tua atividade para com tua esposa e filhos, porque se tua esposa e teus filhos forem muito amados por Deus, Ele não os deixará no desamparo e se forem inimigos de Deus , por que te preocupares e te manteres ocupado com os inimigos de Deus ?"

358."O maior defeito é olhar o defeito (dos outros) o qual está presente em nós mesmos."

359.Alguém cumprimentou outra pessoa pelo nascimento de um filho na presença de Amirul Muminin(as) , dizendo: "Parabéns por teres ganho um cavaleiro !" Então, Amirul Muminin(as) disse: " Não digas assim, diz: Tiveste ocasião de seres grato a Deus, o Generosíssimo, por teres sido abençoado com o que te foi dado. Que ele tenha vida plena e que tu sejas abençoado com a sua devoção."

360.Um dos oficiais de amirul Muminin(as) construiu uma casa majestosa , e Amirul Muminin(as) disse: "Isto signifa moedas de prata a mostrarem suas caras. Em verdade, esta casa fala da tua riqueza."

361.Foi perguntado a Amirul Muminin(as) : "Se um homem fosse deixado em sua casa, com a porta trancada, de onde viria o seu sustento? " E ele respondeu: "Do mesmo lugar de onde a morte lhe viria."

362. Acerca da condolência às pessoas , Amirul Muminin(as) disse :
"Este acontecimento não começou convosco e não terminará convosco. Este vosso ente era dado a viagens e, portanto, é melhor que penseis que ainda esteja viajando. Ou ele se juntará a vós, ou vós vos juntareis a ele."

363."Ó povo, deixai que Deus vos veja temendo-o nas ocasiões de felicidade, assim como o temeis nas ocasiões de atribulação. Em verdade , aquele a quem é dada vida fácil, mas não o considera como lenta aproximação à atribulação, (erroneamente) considera-se a salvo daquilo que é para ser temido; enquanto que aquele que é afligido com dificuldades , não percebe que se trata de provação, perde a cobiçada recompensa."

364."Ó escravos dos desejos , abandonai-os, porque aquele que se apega ao mundo nada dele consegue a não ser a dor das vicissitudes.
Ó povo, tomai sobre vós o vosso próprio treinamento e afastai-vos dos ditames dos vossos instintos."

365."Não considereis uma expressão proferida por qualquer pessoa como sendo má, se úderdes achar que ela é capaz de conter algum bem."

366."Se necessitardes de Deus, o Glorificado, começai por pedir a benção de Deus para o seu mensageiro (saas), então pedi o que necessitais, porque Deus é por demais generoso para que aceite um dos dois pedidos e negue o outro."

367." Aquele que é zeloso quanto a sua estima deve evitar discussões."

368. "Agirmos antes do devido tempo ou retardarmos a ação diante de uma oportunidade adequada é, em ambos os casos, tolice."

369." Não pergunteis sobre o que talvez não aconteça, porque tendes bastante com o que vos preocupardes com o que (deveras) acontece."

370."A imaginação é um espelho transparente e aprendermos lições
(das coisas ao redor) proporciona prevenção e conselho. Bastará para vós (como provisão) que eviteis o que considerardes ruim nos outros."

371."O conhecimento está associado à ação. De modo que a pessoa que tem conhecimento deve agir, porquanto ele clama por ação; se houver uma reciprocidade, muito que bem; caso contrário, ele a abandonará."

372."Ó povo, a riqueza deste mundo é como resíduos que causam epidemia ; portanto afastai-vos desta pastagem; deixa-la é um favor maior do que nela ficarmos; e a sua parte suficiente para a subsistência é mais benéfica do que a sua riqueza. a pobreza foi ordenada para aqueles que são ricos aqui, ao passo que o conforto foi destinado para aqueles que possuem afeição a ele. Se a pessoa for atraída pelo seu fascínio, ele lhe cegará ; e se a pessoa desenvolver avidez quanto ao mundo, ele lhe encherá o coração de tristezas que se alternarão no findo do seu coração, algumas causando preocupação, outras agonia. Isto irá continuar, até que o sufoco da morte o domine. Ele é arremessado no vazio, enquanto os relicários do seu coração são fustigados. É fácil para Deus faze-lo morrer, e para seus camaradas colocá-lo na cova.
O crente vê o mundo com olhos que dele tiram lições e extrai dele o essencial para as suas necessidades básicas. Escuta nele, com ouvidos de ódio e inimizade. Se é dito que alguém ficou rico, é também dito que voltou a ser pobre, se o prazer é sentido no viver de alguém , a tristeza é sentida na sua morte. Essa é a posição, embora o dia ainda não se aproximou, em que eles serão abatidos."

373." Deus, o Glorificado, estabeleceu a recompensa pela obedi~encia a Ele, e castigo para o cometido de pecado contra Ele, para salvaguardar os homens de sua punição e para guiá-los rumo ao paraíso."

374."Virá um tempo em que nada restará do Alcorão , a não ser sua escrita e nada do Islã a não ser o seu nome. As mesquitas nesses dias, estarão ocupadas com (coisas concernentes a) construções , mas desoladas quanto (as coisas da ) diretriz. Os seus residentes e os visitantes se constituirão das puiores espécies de pessoas na terra.
Deles os desmandos emanarão e para eles, todo erro se voltará.
Se alguém tentar se isolar desses desmandos. eles o arremessarão de volta; e se alguém deles se afastar, eles o empurrarão rumo a esses desmandos. Diz Deus, o Glorificado(no hadiç qudsi) : "Juro por mim mesmo que enviarei a eles um mal no qual o receptor ficará aturdido!" e Ele assim fará. Busquemos a proteção de Deus quanto ao falsearmos através da negligência."

375. É relatado que era rara a vez em que Amirul Muminin (as) subia ao púlpito que não proferia o seguinte , antes do sermão:
"Ó povo, temei a Deus, pois o homem não foi criado à toa, para que se desperdice , tampouco foi deixado ao descuido, para que cometa atos insensatos. Este mundo, que lhe parece belo, não pode servir de troca pelo outro mundo , que parece mau aos seus olhos, tampouco uma pessoa vã ,que tem sucesso neste mundo, por causa de sua enorme coragem,é igual a uma outra que terá sucesso no outro mundo, embora de pequena extensão."

376." Não há distinção maior do que a do Islã; nem honra mais digna do queo temor a Deus, nem asilo maior do que a restrição; nenhum intercessor maior do que o arrependimento; e riqueza alguma é mais efetiva contra a pobreza do que o estarmos satisfeitos com a mera subsistência . Aquele que se restringe ao que é apenas suficiente para a sua manutenção, obtém conorto e prepara a morada em facilidades. O desejo é a chave da apreensão e o transporte para a amarura.
A cobiça, a vaidade e o ciúme são incentivos para cairmos no pecado e a maldade é a coletânea de todos os maus hábitos."

377. Amirul Muminin(as) disse para Jabir Ibn Abdullah :
"Ó Jábir, o esteio da religião e do mundo é composto de quatro espécies de pessoas: a do erudito que age segundo seu conhecimento, a do ignorante que não se envergonha de aprender; a do generoso que não é mesquinho em seus favores; e a do pobre que não vende sua outra vida para os benefícios terrenos (...).
Ó Jabir, se os favores de Deus são abundantes num indivíduo as necessidades das pessoas com relação a ele também são abundantes. Portanto, aquele que cumpre a Deus tudo o que é obrigatório nesse pormenor, preserva (os favores de Deus) e ao contrário, aquele que não cumpre essas obrigações, expõe (os favores de Deus) à deterioração e destruição."

378.O escritor Ibn Jarir At Tabari, em seu livro de história , relatou , citando o teólogo Abd Arrahman Ibn Abi Laila que estava exortando
o povo ao Jihad e este disse :" Por ocasião do meu encontro com o povo da Síria , ouvi Amirul Muminin (as) dizer:
"Ó crentes, aquele que observar excessos sendo cometidos e pessoas sendo coagidas ao mal e , de coração, desaprovar isso, estará a saçvo e livre da responsabilidade por tais atos; e , aquele que desaprovar isso com a língua será recompensado e estará numa posição mais destacada do que a do primeiro; mas quem os desaprovar com a espada , para que a palavra de Deus permaneça suprema e as palavras dos opressores permaneçam desprezíveis, agarrar-se-á ao caminho da diretriz e permanecerá no caminho certo, sendo que seu coração será iluminado com convicção."

379.Um outro dizer do mesmo teor é relatado tal como segue:
"Eis que entre eles ( a comunidade muçulmana) há aquele que desaprova ( os atos errados) com suas mãos, sua língua e seu coração. Tal homem adquiriu perfeitamente os hábitos virtuosos. E entre eles há quele que desaprova o mal com sua língua, com seu coração, mas não com suas mãos. Este homem adquiriru dois hábitos virtuosos , lhe faltando um. E entre eles há um terceiro que desaprova o mal com seu coração, mas não com a língua e as mãos. Este é aquele ao qual faltam as duas melhores qualidades e lhe é creditada apenas uma .
E eis que há aquele que não desaprova o mal nem com a língua, nem com o coração e nem com as mãos. Este é apenas um morto entre os viventes.
Todos os feitos virtuosos, incluindo a guerra pela causa de Deus, comparados com a persuasão para o bem e a dissuasão quanto ao mal, são como uma gota no oceano. a persuasão para o bem e a dissuasão do mal não trazem a morte para perto, tampouco diminuem a subsistência. E (sabei que) o melhor disto tudo é proferirmos uma expressão justa perante um governante tirano."

380. É relatado que Abu Juhafa disse; " Ouvi Amirul Muminin (as)dizer: "A primeira luta em que sereis sobrepujados é a luta com as mãos, depois com as vossas línguas então, com vossos corações.
Portanto, aquele que não reconhecer a virtude com o coração ou não desaprovar o mal, será posto de cabeça para baixo. Assim, sua parte de cima será transformada na parte de baixo, e vice-versa."

381."Em verdade, o direito é de peso e sadio, enquanto o errado é leve e contagioso."

382."Não vos sintais a salvo do castigo de Deus, mesmo o melhor dos homens em toda a comunidade, porque Deus, o Sublime, diz:
"SÓ PENSAM ESTAR SEGUROS DOS DESIGNIOS DE DEUS OS DESVENTURADOS(7:99). E não percais a esperança , mesmo o pior dos homens da comunidade , porque Deus, o Sublime, diz:
"NÃO DESESPERAM DA MISERICÓRDIA DE DEUS SENÃO OS DESCRENTES" (12:87)."

383. "A avareza contém todos os outros vícios malignos e constituia rédea com a qual a pessoa pode ser levada a todo o mal."

384,"Ó filho de Adão, o modo de vida de duas espécies : o modo de vida que tu buscas, e o modo de vida que busca a ti; se não fores ao seu encalço , ele virá ao teu. Por conseguinte, não transformes um dia da tua preocupação em um ano. Seja o que for que obtiveres para um dia, que seja suficiente para o dia. Se tiveres todo um ano da tua vida, mesmo assim Deus, o Sublime, dar-te-á, a todo próximo dia ,o que te for destinado como teu quinhão. Se não dispuseres de um ano da tua vida , então porque te preocupares com o que não é para ti?
Nenhum requerente chegará a tua provisão destinada antes de ti, tampouco ninguém te superará nesta questão. De maneira similar, seja o que for que te esteja destinado, como teu quinhão, não te será negado."
(Sayyd Radhi diz; este dizer já apareceu neste capítulo, mas aqui está mais claro e detalhado. eis porque o repetimos, de acordo com o princípio estabelecido no começo do livro).

385."Muitos homens enfrentarão um dia após o qual não haverá outro e muitos que se encontram numa invejável posição na primeira parte da noite estarão sendo chorado pelas mulheres na última parte."

386."As palavras estarão sob vossso controle aé que as proferirdes, mas quando tiverdes proferido, estareis sob o controle delas. Portanto, guardais vossas línguas como guardais o vosso ouro e prata ,pois não raro uma expressão anula uma bemção e atrai o castigo."

387." Não digais o que não sabeis, ou melhor, não digais tudo o que sabeis, porque Deus estabeleceu algumas obrigações para os vossos membros, mediante os quais Ele apresentará argumentos contra vós no dia do Julgamento."

388."Temei e orai para que Deus vos veja quando não cometerdes pecados e que não vos deixe de ver quando não o desobedecerdes , ou sereis perdedores. Portanto, quando fortes, sede fortes ao obedecerdes a Deus e, quando fracos, sede fracos ao cometerdes pecados contra Ele."

389."Inclinar-vos a esse mundo à despeito do que nele vedes é tolice, e vos retardardes nas boas ações , quando estais convencidos das recompensas , constitui uma perda óbvia , enquanto que confiar em todas as pessoas , antes de as testar, é fraqueza."

390."Constitui prova de humildade da parte do mundo, perante Deus, o fato de que Ele é desobedecido apenas aqui, sendo que seus favores não podem ser conseguidos a não ser por meio do nosso abandono do mundo."

391."Aquele que está a procura de algo , obterá, ou pelo menos, parte disso."

392."O bem, após o qual vem o fogo, não é bem, e a adversidade , após a qual vem o paraíso, não é adversidade. Toda bençaõ, que não seja o paraíso, é inferior, e toda calamidade que não seja o fogo, é conforto."

393. " Acautelai-vos pois a penúria é uma calamidade, mas pior do que a penúria é a enfermidade do corpo e pior do que a enfermidade do corpo e a enfermidade do coração. Cuidado, abundância de riqueza é benção, mas, melhor do que a abundância é a saúde do corpo, enquanto que melhor do que a saúde do corpo é a pureza do coração."

394. " A quem sua ação o detiver na retaguarda , sua linhagem não poderá colocá-lo na vanguarda." ( Em outra versão):" Aquele que deixa de obter atributos pessoais não pode ser beneficiado pelos atributos de seus antepassados."

395."O tempo do crente tem três períodos: quando está comunhão com Deus ; quando porfia por sua subsistência, quando está livre para desfrutar daquilo que seja lícito e prazeiroso. Não é preciso que uma pessoa sábia se ausente (de sua casa) a não ser em três situações; para ganhar (a vida) , ir atrás de algo para a outra vida ou para desfrutar do que não seja proibido."

396. "Abstende-vos deste mundo para que Deus vos mostre os seus verdadeiros males e não sejais negligentes , poque não seresi negligenciados."

397."Falai , para que sejais conhecidos, uma vez que o hoem se esconde sob sua língua."

398."Apegai-vos aos favores do mundo, sejam quais forem que cheguem a vós e permanecei afastados do que se afastar de vós . Se assim não puderdes fazer , sede moderados na vossa busca."

399."Muitas expressões são ais eficienteas do que um ataque."

400." toda pequena coisa com a qual estejamos contentes nos é suficiente."

Links Relacionados
Palavras Iluminadas

“São aqueles que, quando os estabelecemos na terra, observam a oração, pagam o Zakat, recomendam o bem e proíbem o ilícito. E em Deus repousa o destino de todos os assuntos.” (Surata al-Haj, C. 22 – Versículo 41)


ARBIB - Associação Religiosa Beneficente Islâmica do Brasil - Departamento de Comunicação
Todos os direitos reservados à ARBIB - A reprodução é permitida, desde que citada a fonte