Novembro / 2017
DSTQQSS
01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
2627282930
Não foi encontrado nenhum registro para o mês de Novembro
IslamNahjul BalaghaDitos
Dito 1 ao 200.
Dito 1 ao dito 200 do Nahjul Balagha.

Seleção de dizeres de Amirul Muminin (A.S.) , incluindo suas respostas às perguntas e elocuções proferidas para diversos propositos.
1. "Durante os distúrbios civis , sede como uma camela adolescente que não possui lombo suficientemente forte para ser montada , nem tetas para ser ordenhada."

2."Aquele que adota a avidez como um hábito se desvaloriza, aquele que revela os seus sofrimentos concorda com a humilhação e aquele que permite que sua língua se assenhore de sua alma, a avilta ."

3."A mesquinhez é uma vergonha, a covardia é um defeito, a pobreza incapacita um sábio de argumentar seu caso, e um necessitado é um estranho em sua própria cidade. A incapacidade é uma catástrofe, a resignação é uma bravura, a abstinência é riqueza, o auto-controle um escudo (contra o pecado)."

4."A melhor companheira é a submissão à vontade de Deus, o conhecimento é um estado venerável, as boas maneiras são roupa nova e o pensamento é um claro espelho."

5."O peito do sábio ´o cofre dos seus segredos, a felicidade é o laço de afeição; a paciência é o túmulo da deficiência"; (em outra versão):
"A reconciliação é a cobertura da deficiência."

6."Aquele que se auto-admira atrai muitos oponentes para si; a caridade é uma cura eficiente; as ações das pessoas na vida presente estarão diante de seus olhos na outra vida."

7."Quão maravilhoso é o humano, que fala com gordura,conversa com um pedaço de carne, ouve com um osso e respira através de um buraco."

8."Quando este mundo avança em direção a alguém (com seus favores), ele lhe atribui o bem do outro, e quando dele foge, o priva do seu próprio bem."

9."Tratai as pessoas de maneira tal, que se morrerdes, chorarão por vós e se viverdes, ansiarão por estar convosco."

10."Quando adquirirides poder sobre o vosso adversário, perdoai-o como agradecimento por terdes sido capacitado a sobrepujá-lo."

11."O mais indefeso dos homens é aquele que não encontra alguns irmãos durante a vida; porém ainda mais indefeso é o que os encontra , mas os perde."

12."Quando adquirires pequenos favores , não os descartes com a ingratidão."

13."Aquele que é abandonado pelos que estão próximos é venerado pelos que estão afastados."

14."(Nem) todos os malfeitores podem ser reprovados."

15."Todos os assuntos estão sujeitos ao destino; tanto que às vezes a morte resulta de um esforço."

16. Foi solicitado a Amirul Muminin(as) que explicasse o dizer do Profeta de Deus (saas):"disfarçai vossa idade avançada ( tingindo os cabelos) e não tenhais a aparência dos judeus", Amirul Muminin (as) disse : "O Profeta(saas) disse isso num tempo em que a religião estava rstrita a poucos; mas agora que em sua expansão se multiplicou e está firmemente estabelecida, todos estão livre para optar ( nessa questão)."

17.Amirul Muminin(as) disse ao se referir ao que se recusaram a lutar a seu lado : "Eles abandonaram o que é certo mas não suportaram o que é errado."

18."Aquele que galopa com as rédeas soltas tropeça na morte."

19."Perdoai as falhas das pessoas de consideração, porque quando caem no erro, Deus as ergue."

20."A consequência do medo é sempre desapontamento e da timidez , a frustração. As oportunidades passam como as nuvens. Portanto fazei bom uso delas."

21."Nós temos um direito, se este nos é dado, muito bem, caso contrário estaremos montando na prte traseira do camelo( como as pessoas despossuídas) , embora a viagem noturna seja longa."
(Sayyd Radhi comenta: "este é um dizer sutil e muito eloquente. significa que se nãonos for dado o nosso direito, seremos considerados como pessoas de segunda classe. Esse é o sentido que vem da expressão, porquanto na parte traseira do camelo, somente os servos, os prisioneiros e outros similares , montam).

22." Para aquele cujos feitos o colocam numa posição de retaguarda não pode ser dada uma posição de vanguarda, apesar de sua linhagem."

23."Darmos alívio ao sofrimento é nobre e proporcionarmos conforto (aos que sofrem) dificuldades significa nos purificar dos grandes pecados."

24."Sempre que uma pessoa oculta algo em seu coração, isso se manifesta através das palavras fortuitas de sua língua e das expressões do seu semblante."

25."Continuai andando na vossa doença, até que possais."

26."a melhor das abstenções é a que se oculta."

27."quando estiverdes fugindo do mundo e a morte estiver se aproximando, não haverá questão de adiamento ao encontro."

28."Temei! Temei! Por Deus, Ele tanto tem ocultado os vossos pecados que é como se vos tivesse perdoado."

29.Foi pedido a Amirul Muminin(as) que discorresse sobre a fé , e ele disse : " A fé se afirma em quatro suportes : na resignação, na convicção, na justiça e no jihad ( esforço na causa de Deus).
A resignação por sua vez tem quatro aspectos: anseio, temor, abstenção e antecipação(quanto a morte). Assim, quem anseia o paraíso ignora as paixões, quem teme o inferno se refreia quanto as ações proibidas ; quem se abstém do mundo acha brandas as adversidades e quem prima pela antecipação da morte , se apressa em realizar bons feitos.
a convicção tem também quatro aspectos : prudência,percepção, inteligência e compreensão, tirando lições das coisas instrutivas, seguindo precedentes das pessoas do passado. assim, àquele que perceber com prudência, o sábio conhecimento lhe será manifesto, aquele a quem o conhecimento se tornar manifesto haverá de apreciar os exemplos instrutivos, e aquele que que apreciar tais exemplos instrutivos será como as pessoas do passado.
A justiça tem também quatro aspectos : compreensão, profundo conhecimento, grande poder de decisão e firme paciência. de modo que quem vier a adquirir profundeza de conhecimento beberá da fonte do julgamento, e quem exercitar a paciência jamais cometerá ações malignas nos seus ssuntos e levará uma vida digna de louvor entre as pessoas.
O jihad também apresenta quatro aspectos : pedir a outros que façam o bem, fazer com que outros desistam de fazer o mal, veracidade em todas as ocasiões e ódio aos corruptos. Então, aquele que pedir aos outros que façam o bem propiciará força aos crentes,aquele que fizer com que os outros desistam de fazer o mal humilhará os descrentes, aquele que falar a verdade em todas as ocasiões se desencaregará de suas obrigações e aquele que odiar os corruptos, se tornará irado para o bem da causa de Deus, Ele se tornará irado para o seu bem e o manterá satisfeito no dia do julgamento."

30."A descrença se apoia sobre quatro suportes: anseio pelos caprichos, altercação mútua, desvio da verdade e dissensão.
Assim, aquele que anseia pelos caprichos não se inclina para o que é direito; aquele que muito discute, por causa da ignorância, permanece cego quanto ao que é certo; para aquele que se desvia da verdade, o bem se torna um mal e o mal se torna um bem e fica intoxicao com o extravio; e quanto aquele que faz dissensões , seu caminho se torna difícil, seus negócios se tornam complicados e o seu local de escape se torna estreito.
a dúvida também tem quatro aspectos : um é a irracionalidade , outro é o medo, outroa volubilidade e o outro é a submissão indevida a todas as coisas. assim, para quem adotar a irracionalidade como norma, não haverá a aurora depois da noite; aquele que tem medo do que lhe possa acontecer tem de correr de costas; aquele que vacila em dúvidas, Satã o pisoteará e aquele que se der á destruição dste e do outro mundo, sucumbirá sob eles."
(Sayyd Radhi diz: "omitimos o restante desse dizer por temor do alongamento e por ser alheio ao propósito deste livro").

31."O benfeitor é melhor do que o bem e o malfeitor é pior do que o próprio mal."

32."Sede generosos, não extravagantes; sede econômicos , não mesquinhos."

33."a melhor riqueza é o abandono dos desejos."

34."Se alguém é rápido em dizer de outras pessoas o que elas não gostam(de ouvir), (saiba) que elas falam dele aquilo de que ele não tem conhecimento."

35."Aquele que sempre prolonga seus desejos arruína suas ações."

36.Amirul Mumnin (as) se dirigia à Síria quando um compatriota de Unbar o encontrou . Ao o verem , os homens se puseram a andar à pé e então correram na frente dele. Ele perguntou por que estavam fazendo aquilo e responderam que aquele era um modo de expressar respeito aos líderes. (Então ele disse): "Estais a vos ridicularizar neste mundo, com isso, e a ganhar a miséria no outro. Quão danoso é o labor em cujo rastro há a punição e quão proveitoso é o ócio em que há a libertação do inferno."

37.Amirul Muminin (as) disse para seu filho Hassan(as) :
"Ó filho meu, aprende quatro coisas de mim. Nada te fará mal, se as praticares. A mais rica das riquezas é a inteligência ; a mais pobre das pobrezas é a parvoice; a mais inculta das formas de ignorância é a vaidade; e a melhor das aquisições é a cortesia.
Ó filho meu, deverás evitar fazer a amizade com o tolo, porque embora te venha a beneficiar , te causará danos; deverás evitar a amizade com o avarento,porquanto ele de ti fugirá quando mais precisares dele; deverás evitar a amizade com o pecaminoso, pois ele te venderá por nada; e deverás evitar fazer amizade com o mentiroso, pois é igual a miragem; te fará ver longr as coisas que estão próximas as que estão longe."

38."As numerosas orações (voluntárias) não poderão ocasionar a proximidade de Deus se obliterarem as obrigatórias."

39."a língua do sábio está por trás do seu coração e o coração do tolo está por trás da sua língua."

40. "O coração do tolo é a sua boca , ao passo que a língua do sábio é o seu coração." ( o significado de ambos os dizeres são os mesmos).

41.Amirul Muminin(as) disse para um companheiro durante a enfermidade deste :"Que Deus faça da tua doença um meio de erradicar os teus pecados, fica sabendo que não há recompensa para a doença, mas ela apaga os pecados e os faz cair como folhas(secas). a recompensa está em dizermos com a língua e fazermos algo com as mãos e os pés. Certamente Deus, o glorificado, admitirá no paraíso, em virtude da veracidade de sua intenção e da castidade de coração, a quem desejar, entre as suas criaturas."

42.Amirul Muminin (as) disse referindo-se a khabab Ibn Arat :
"Que Deus tenha misericórdia de Khabab Ibn Arat, porque ele aceitou o Islã de boa vontade, migrou obedientemente (de Makka) , permaneceu satisfeito com o que lhe era suficiente , esteve contente com Deus e viveu a vida de um Mujáhid ( empenhado no jihad)."

43."Abençoada seja a pessoa que sempre teve na mente a outra vida, agiu de maneira a estar apto a prestar contas, esteve satisfeito com o que lhe era suficiente e com Deus permaneceu contente."

44."Mesmo que eu golpeasse o nariz de um crente com minha espada para que ele me odiasse, ele não o faria, e mesmo que eu empilhasse todas as riquezas do mundo perante um hipócrita para que ele me amasse, não me amaria. "
Isso faz lembrar o dizer do profeta (saas): "Ó Ali, o crente jamais te odiará e o hipócrita jamais te amará."

45."O pecado que vos aborrece é melho aos olhos de Deus do que a virtude que vos torna orgulhosos."

46."A valia do homem é de acordo com sua coragem,sua veracidade é e acordo com o seu equilíbrio de temperamento, seu valor é de acordo com o seu auto-respeito, e seu recato é de acordo com o seu senso de vergonha."

47."A vitória vem da determinação ; a determinação vem da resolução do pensamento e os pensamentos são formados pela retenção dos segredos."

48."Temei o ataque de um nobre quando estiver com fome e o de um ignóbil quando estiver saciado."

49."Os corações das pessoas são como os animais selvagens , arremetem-se contra quem se põe a domá-los."

50."Por quanto tempo vossa posição for boa, vossos defeitos permanecerão acobertados." 

51."O mais capaz de perdoar é aquele que tem mais poder para punir."

52."A generosidade é aquela qu eprovém da iniciativa de alguém, porque ao darmos quando nos for pedido ou o fazemos por causa do auto-respeito ou para evitarmos censura."

53."Não há riqueza igual à sabedoria, não há pobreza igual à ignorância, não há herança igual ao refinamento e não há apoio igual à consulta."

54."a paciência é de duas espécies:a paciência que vos causa sofrimento e a paciência quanto ao que cobiçais."

55."Com a riqueza, uma terra estranha é uma terra natal, enquanto que com a pobreza, mesmo a terra natal é uma terra estranha."

56."O contentamento é uma riqueza que não diminiu."
(Sayyd Radhi comenta : este dito foi também relatado atribuído ao Profeta(saas) ).

57."A riqueza é o carro-chefe das paixões."

58."Aquele que vos admoesta é como o que vos dá as boas novas."

59."a língua é uma fera; se ficar solta, devorará."

60."A mulher é um escorpião cuja ferroada é doce."

61."Se com um cumprimento fordes abordados, retribuí com outro melhor. Se vos for estendida uma mão de ajuda, fazei um favor melhor em troca , embora o crédito permanecerá com o que teve a iniciativa."

62."O intercessor é a asa daquele que procura."

63."As pessoas apegadas ao mundo são como viajantes que estão sendo carregados enquanto dormem."

64."A escassez de amigos denota estranheza."

65."Deixar de se ter o que se necessita é mais fácil do que se pedir a uma pessoa inadequada."

66."Não vos sintais envergonhados por pouco dardes porquanto a recusa é menos que isso."

67."A caridade é o adorno da pobreza, enquanto que a gratidão é o adorno da riqueza."

68."Se o que tendes em mira não se tornar realidade, não vos preocupeis em serdes como sois."

69."Não encontrareis uma pessoa ignorante , a não ser numa circunstância ou noutra."

70."À medida que a inteligência aumenta , a fala diminui."

71."O tempo consome os corpos , renova os desejos , aproxima a morte e leva embora as aspirações. aquele que tiver sucesso com ele encontrará aborrecimentos e aquele que negligenciar os seus favores também encontrará sofrimentos."

72."Aquele que se colocar como líder das pessoas terá que começar por educar a si próprio antes de educar aos outros; e seu ensinamento terá de ser pela sua própria conduta antes de o ser pela sua língua.
O indivíduo que ensina a si próprio e se instrui está mais afeito a estima do que aquele que ensina e instrui os outros."

73."O inspirar do homem é um passo rumo à morte."

74."Todas as coisas com as quais se conta passarão , e todas as coisas, as quais se espera, virão."

75."Se os assuntos se misturarem, os últimos deverão ser apreciados de acordo com os primeiros."

76. Relata-se que quando Zîrar Ibn Zubabi foi ter com Muawiya e este o inquiriru sobre Amirul Muminin(as), ele disse :" Presto testemunho de que em várias ocasiões , quando a noite descia, vi-o de pé em frente ao nicho(da mesquita), puxando a barba, gemendo como se tivesse sido picado por uma cobra, e chorando feito um desesperado a dizer: "Ó mundo, ó mundo! some de minha vista! Por que te apresentas a mim? Será que estás ansioso por mim ? Tu não terás a oportunidade de me impressionar. Vai enganar a outro! Nada tenho a ver contigo. Descartei-te já três vezes, ao que não há voltar atrás.
Tua vida é curta, tua importância é pouca e o gostar de ti é humilhante. Ora ! (tua ) provisão é pouca, (teu) caminho é longo, (tua) viagem é extenuante, extensa, e (tua) meta é difícil de ser atingida."

77. Um homem quis saber de Amirul Muminin (as): "Será que o irmos combater os sírios foi destinado por Deus ?" Amirul Muminin deu-lhe uma resposta detalhada , uma seleção da qual se segue :
"Maldito sejas ! Toma isso como um final e inevitável destino ( de acordo com o qual estamos sujeitos a agir). Se assim fosse , não haveria de existir a questão de recompensa ou castigo, e não haveria sentido algum nas promessas e admoestações de Deus. (Outrossim) Deus, o Glorificado, ordenou que as pessoas agissem de livre e expontânea vontde e as preveniu e as reteve ( quanto ao fazerem o mal). Ele estabeleceu brandas obrigações e não pesadas obrigações.
Ele lhes dá muito em troca de pouco. Ele é desobedecido, mas não que o desobediente tenha poder. Ele é obedecido, mas não sob pressão.
Não enviou os profetas apenas por diversão. Não enviou o Livro para os humanos sem uma razão. Não criou os céus , a terra, e tudo o que há entre ambos em vão. "ESTA É A CONJECTURA DOS DESCRENTES !
AI, POIS, DOS DESCRENTES , POR CAUSA DO FOGO(INFERNAL)".
(38:27)

78. "Aprendei sábios pontos desde onde possam estar, porquanto se um dizer sábio se encontrar no peito de um hipócrita , ele se alvoroçará até que se liberte e se assente com outros de sua própria categoria, no peito de um crente."

79."Um dizer sábio é um artigo perdido de um crente. Portanto, aprendei os dizeres sábios, embora sejam de pessoas hipócritas."

80."A dignidade de cada homem fica por conta das suas obtenções."

81."Comunico-vos cinco coisas em busca das quais, se guiardes rápido vossos camelos, as achareis dignas. Nenhum de vós deve depositar esperança senão em Deus; nenhum de vós deve temer coisa alguma, a não ser pecado contra Ele; ninguém deverá sentir-se envergonhado de dizer "não sei" quando lhe for perguntado algo que não saiba; ninguém deve ter vergonha em aprender algo de que não tenha conhecimento; e deveis praticar a paciência , porqu ela está para a crença como a cabeça está para o corpo. Assim como não há nexo num corpo sem cabeça , também não há nexo na crença sem paciência."

82. Amirul Muminin (as) disse para um homem que muito o louvava, embora este não o admirasse: " Eu estou abaixo do que expressas e acima do que sentes em teu coração."

83."Os sobreviventes de uma batalha são em grande número e têm uma enorme prole."

84."Aquele que para de dizer "não sei" encara a ruína."

85."Eu gosto mais da opinião de um ancião do que da determinação de um jovem" ( em outra versão): "...mais do que um jovem que se torne mártir."

86."Fico pensando sobre o homem que perde a esperança a despeito da possibilidade de buscar o perdão."

87.O Imam Abu Jáfar Mohammad Ibn Ali Al Báqir(as), relatou que Amirul Muminin(as) disse :" Há duas espécies de maneiras de nos lvrarmos do castigo divino, sendo que uma delas já foi apresentada , ao passo que a outra esta diante de vós. Deveis portanto, aderir a ela.
A espécie de livramento que já foi apresentada esta na exitência do Profeta(saas), enquanto a espécie restante é a procura do perdão.
Deus, o Glorificado, disse: "É INCONCEBÍVEL QUE DEUS OS CASTIGUE, ESTANDO TU ENTRE ELES; TAMPOUCO DEUS OS CASTIGARÁ ENQUANTO PUDEREM IMPLORAR POR PERDÃO." (8:33).

88."Se a pessoa se comportar de modo adequdo nas questões entre ela e Deus, Ele manterá adequadas as questões entre ela e as outras pessoas; e se um homem mantiver em bons termos os seus assuntos referentes a outra vida, Deus tornará em bons termos para ele os assuntos referentes a este mundo. Aquele que prega para si mesmo é protegido por Deus."

89."O perfeito jurista do islã é aquele que não deixa as pessoas perderem a esperança na misericórdia de Deus , não as torna dependentes da bondade divina e não faz com que sintam a salvo do castigo de Deus."

90."Os corações ficam desgostosos conforme os corpos ficam desgostosos; portanto buscai belos e sábios dizeres para eles."

91."O mais humilde dos conhecimentos é o que permanece na língua e o mais virtuoso é o que se manifesta através da (ação) dos membros e orgãos do corpo."

92. "Nenhum de vós deve dizer :"Ó Deus busco a tua proteção quanto as aflições porque não há ninguém que não esteja envolvido em aflições; mas aquele que busca a proteção de Deus deve buscar o afastamento das aflições que desviam, porque Deus diz:
''SABEI QUE TANTO VOSSOS BENS COMO VOSSOS FILHOS SÃO PARA VOS PÔR A PROVA(8:28) e isso quer dizer que ELE vos testa com a riqueza e a prole , com o intuito de distinguir o que está descontente com o seu viver daquele que é feliz com o que lhe foi dado. Muito embora Deus os conheça mais do que eles conhecem a si próprios.
Ele permite que realizem ações as quais adquirirão a recompensa ou castigo, porquanto alguns gostam de ter filhos varões e abominam filhas, e outros, ainda, gostam de acumular riquezas e abominam a adversidade."
(Sayyd Radhi comenta: "esta é uma das mais maravilhosas de suas interpretações).

93. Foi perguntado a Amirul Muminin(as) : "O que é bom?"
Ele respondeu: O bem não consiste no acúmulo de riqueza e o aumento do número de filhos, mas no acúmulo do teu conhecimento, no engrandeimento de tua indulgência, no orgulho perante os outros por tua adoração a Deus. Se praticares o bem, agradeces a Deus,mas se cometes pecados, pedes perdão a Deus. Não há bem neste mundo a não ser para duas pessoas : aquele que comete pecado mas os retifica pelo arrependimento e aquele que se apressa na prática do bem."

94."A ação acompanhada do temor a Deus jamais deixará de dar seus frutos, e como poderia deixar de dar seus frutos sendo que é aceita por Deus?"

95."As pessoas mais ligadas aos profetas são as que mais conhecem o que eles trouxeram." Após dizer isso ,Amirul Muminin(as) recitou o versículo : "OS MAIS PRÓXIMOS A ABRAÃO FORAM OS QUE O SEGUIRAM, ASSIM COMO ESTE PROFETA E OS QUE CRERAM" (3:68)
Em seguida disse:" Amigo de Mohammad é aquele que obedece a Deus, embora não tenha nenhuma relação sanguínea com ele, e inimigo de Mohammad é aquele que desobedece a Deus, embora seja seu parente próximo."

96.Amirul Muminin(as) soube que um kharijita que praticva a oração tahajjud (prece voluntária da madrugada) e recitava o Alcorão, então disse: "O dormir num estado de firme crença é melhor do que orar num estado de dúvida."

97."Quando ouvirdes uma tradição, analisai-a de acordo com o critério da inteligência , não pela mera oitiva, porque os narradores do conhecimento são numerosos, mas os que o guardam são poucos."

98.Amirul Muminin(as) ouviu um homem recitar :"SOMOS DE DEUS E A ELE RETORNAREMOS (2:156), então disse : "O nosso dizer "inna lillahi" (somos de Deus) é uma admissão da sua autoridade sobre nós e o nosso dizer "wa inna ilaihi rajiun ( e a Ele retornaremos) é uma admissão do fato de sermos mortais."

99.Algumas pessoas costumavam tecer elogios a Amirul Muminin(as) na sua presença, então ele disse :" Deus meu, tu me conheces melhor do que eu mesmo, e eu me conheço melhor do que eles . Deus meu , faze-me melhor do que eles pensam ( que sou), e perdoa-me aquilo que eles não sabem de mim."

100."O satisfazer as necessidades (dos outros) se faz de três maneiras, uma virtude duradoura; há a que consideramos pequena para que venha a ser grande, a ocultamos para que se manifeste por si só; e a que realizamos com rapidez para que seja agradável." 

101."brevemente virá um tempo em que as altas posições serão dadas somente aos difamadores , em que os corruptos serão tidos como justos, e os justos serão vistos como fracos. As pessoas considerarão a caridade como perda, a consideração para com os parentes como uma obrigação, e a adoração um motivo para se engrandecer perante os outros. Nesse tempo a autoridade será exercida por meio de um conselho de mulheres , colocando jovens nos altos postos, fazendo funcionar a administração por eunucos."

102.Amirul Muminin(as) foi visto usando roupas surradas que apresentavam remendos, quando aquilo lhe foi apontado, ele disse:
"com elas o coração teme, a mente se sente humilde e os crentes nisso se emulam. Em verdade, este mundo e o outro são inimigos(lutando) um com o outro, e (trilhando) dois caminhos em direções diferentes. Aquele que gosta deste mundo, que ama, aliás, odeia o outro e é seu inimigo. Estes dois são como o oriente e o ocidente.
Se o que caminha entre os dois se aproximar de um , se afastará do outro. Eles são como co-esposas."

103.Nauf Al Biqali contou que :"Uma noite vi amirul Muminin (as) sair da sua cama e ir olhar as estrelas ; então ele me disse :
"Ó Nauf , estás acordado ou dormindo?" eu respondi e então ele continuou: "Ó Nauf, abençoados são os que se abstém deste mundo e estão ansiosos pelo outro. são pessoas que têm esta terra como chão, e sua poeira como coberta; recitam o Alcorão em voz baixa e suplicam em voz audível e que se desligaram do mundo, como (fez) Jesus(as).
Ó Nauf, o profeta Davi(as) levantava-se a esta hora danoite e dizia que aquela era a hora em que por qualquer coisa que o indivíduo pedisse (em oração) , çhe era concedida, amenos que fosse um cobrador de taxas , um investigador, um oficial de polícia, um tocador de alaúde ou de tambor."

104. "Deus estabeleceu algumas obrigações que não podeis ignorar, determinou alguns limites que não podeis ultrapassar, proibiu certas coisas que não podeis violar e omitiu certas coisas , não por falha, das quais não podeis saber."

105."Se a pessoa desistir de algo que tenha relação com a religião, para corrigir os seus negócios terrenos. Deus lhe infligirá algo mais danoso( do que a incorreção)."

106."Não raro, a ignorância de um erudito lhe causa a ruína e o conhecimeto que possui de nada lhe adianta."

107."No homem há um pedaço de carne com uma artéria, que lhe é a coisa mais estranha : o coração. Ele tem um estoque de sabedoria e coisas contrárias a ela. Se vislumbra um raio de esperança, a videz o humilha; e quando a avidez cresce , a cobiça o arruina.
Se a decepção o açula, o aborrecimento o mata. Se a ira se assoma nele, uma séria ira se desenvolve. Se é agraciado com algo, esquece-se de ser cauteloso. se fica com medo, torna-se desatento.
Se a paz se estende por todo lado, torna-se negligente. Se adquire uma rica liberdade, livre de cuidados, usa-a de modo errôneo.
Se a atribulação o atinge, a impaciência o sujeita. Se encara a penúria, a aflição o domina. S a fome o ataca , a fraqueza o faz sentar-se. Se come muito, o peso no estômago o faz doer. De modo que toda carência lhe é danosa e todo excesso lhe é prejudicial."

108. "Nós (Ahlul Bait) somos como a almofada mediadora. Aquele que fica para trás terá que ir em frente para a encontrar, enquanto aquele que a ultrapassar terá que a ela voltar."

109."Ninguém pode estabelecer a norma de Deus, a não ser aquele que não demonstra parcialidade, que não se comporta como os malfeitores e que não corre atrás dos objetos da cobiça."

110.Sahl Ibn Hunaif Al Ansari morreu em Kufa , após a sua volta da batalha de Siffin, ele era muito querido por Amirul Muminin(as).
Nessa ocaisão, Amirul Muminin disse: " Mesmo se uma montanha me tivesse amado, teria ruído."

111. "Aquele que nos amar, os membros da família do Profeta, deverá estar preparado para encarar a pobreza."

112."Riqueza aguma é mais proveitosa do que a sabedoria, solidão alguma é mais constrangedora que a vaidade, sabedoria alguma é tão boa quanto a discrição, honra alguma é como a cortesia, herança alguma é igual a educação, guia algum é comparável a ser prestativo, transação alguma é como o ato dos virtuosos, lucro algum se compara à recompensa divina , nenhum auto-controle se equipara á inação na hora da dúvida, nenhuma abstenção é igual a da proibição, conhecimento algum é como o pensamento, culto algum se compara ao desencargo das obrigações, nenhuma crença é igual à modéstia e à resignação, nenhuma obtenção é como a humildade, nenhum apreço é melhor do o do conhecimento e nenhum apoio é mais creditável do que a consulta."

113."Num tempo em que a virtude estiver em voga no mundo e entre as pessoas , se um indivíduo alimentar suspeitas malignas sobre outra pessoa , da qual nada de mal for evidenciado, estará sendo injusto. E num tempo em que o vício estiver em voga nomundo e entre as pessoas , se um homem alimentar boa idéia sobre outra pessoa, estará se expondo a um grande perigo."

114.Foi dito para Amirul Muminin(as): "Como estás , ó amirul Muminin? ao que ele respondeu : "como pode estar aquele que está se dirigindo para a morte , cujo estado de saúde se está trocando a todo instante, para o de enfermidade, e que é apanhado(pela morte) no seu lugar de segurança ?"

115. "Há muitos a quem é dado um tempo ( por Deus) , por meio do bom tratamento, e muitos só conseguem decepção por suas ações pecaminosas serem vedadas (por Deus), e muitos que ficam fascinadas pela boa fala acerca de si próprias. E Deus não testa ninguém tão seriamente como testa aquele a quem é dado tempo ( para que permaneça no pecado)."

116."Dois tipos de pessoas encontrarão ruína por minha causa: as que me amam com exegero e as que me odeiam com intensidade."

117."O deixar escapar uma oportunidade , trará aborrecimentos ( a quem o fizer)."

118."O exemplo do mundo é igual ao da serpente , que é macia ao tato mas o seu interior é cheio de veneno. Uma pessoa ignorante, que cai em seu engodo, é atraída por ele, enqaunto um sábio e inteligente se põe de guarda quanto a ele."

119.Amirul Muminin(as) foi inquirido acerca dos coraixitas e respondeu: "quanto aos Bani Makhzum, são a nata dos coraixitas.
É agradável conversarmos com seus homens e louvável desposarmos suas mulheres. quanto aos Bani Abd Xams, sabei que eles enxergam longe e são cautelosos quanto a tuo que lhes é ocultado. Quanto a nós (Bani Hashim) gastamos tudo o que temos e somo smuito generosos em nos oferecermos à morte. Consequentemente, os outros são mais numerosos, mais inventivos e mais feios, enquanto nós somos mais eloquentes , mais benquerentes e de melhor aparência."

120."Que (enorme) diferença há entre (estas) duas ações: aquele ato cujo prazer passa , mas sua consequência (maligna) permanece e aquele ato cujo sabor passa , mas a sua recompensa permanece."

121.Amirul Muminin (as) estava presente a um funeral, quando ouviu alguém rir. Então disse : " Será que a mort foi ordenada somente para os outros? Será que o que é direito é obrigatório apenas para os outros? Seá que aqueles a quem vemos partindo para a viagem final voltarão a nós ? Os depositamos em seus túmulos e nos regozijamos com o seu estado ( como se fossemos viver para sempre) Temos ignorado todo pregador ou pregadora, e temos nos exposto a todas as calamidades."

122."Abençoado seja aquele que se rebaixa, cujo viver é puro, cujos hábitos são virtuosos, que gasta o seu ganho (em nome de Deus), que evita que sua língua diga impropérios , que conserva as pessoas a salvo dos seus males, que esteja satisfeito com a sunna (do Profeta) e que esteja desligado da inovação ( na religião)."

123."O ciúme , na mulher (com co-esposas) constitui hereis, enquanto que no homem , faz parte da crença."

124."Estou definindo o Islã como ninguém definiu antes de mim, Islã é submissão, submissão é convicção, convicção é afirmação, afirmação é consciência, esta é desencargo (das obrigações) e este, por sua vez, é ação."

125."Fico a pensar no avarento que está se apressando rumo à propria pobreza da qual está querendo fugir, e não desfruta da vida fácil que tanto almeja. Porquanto, leva uma vida , neste mundo, como um pobre, mas terá de prestar contas, no além, como um rico.
Fico a pensar sobre o orgulhoso que, ainda outro dia era uma gota de sêmen e se tornará uma carcaça, mais dia menos dia. Fico a pensar sobre o homem que tem dúvidas sobre Deus, embora constate a criação. Fico a pensar sobre aquele que se esquece da morte, embora veja pessoas morrendo. Fico a pensar sobre o que nega a segunda vida , embora constate a primeira. Fico a pensar sobre aquele que habita este mundo transitório e ignora o mundo duradouro."

126."Aquele que descuidar das ações ganhará a tristeza e Deus nada terá a ver com quem nada reservar da sua riqueza, para gastar em nome dele."

127."Guardai-vos do frio no início (da estação) , almejai o seu fim porque ele afeta os corpos da mesma maneira que afeta as plantas.
No começo as destrói, mas no fim lhes dá novas folhas."

128."a grandiosidade do Criador , ao ser apreciada, diminui o conceito das criaturas."

129.Quando Amirul Muminin(as) voltou de Siffin e notou os túmulos fora de kufa, disse ; " Ó habitantes das casas que dão a sensação de solidão, das áreas despovoadas e dos túmulos sombrios ! Ó gente do pó, ó vítimas da estranheza , ó gente da solidão, ó povo da desolação!
fostes em frente e nos precedestes, sendo que nós vos seguiremos e iremos nos encontrar convosco. As casas (que deixastes) foram habitadas por outros; vossas esposas casaram-se com outros; as propriedades foram distribuídas . Estas são as notícias daqueles em torno de nós, quais são as notícias em torno de vós?" então ele se virou para os companheiros e disse: "Se fosse permitido que falassem, vos informariam que a melhor provisão é o temor a Deus."

130.Amirul Muminin (as) ouviu dizer que um homem blasfemara contra o mundo, e disse : "Ó tu que blasfemas contra o mundo, ó tu que foste enganado pelas suas artimanhas e traído pelos seus erros!
Primeiro almejas o mundo e depois blasfemas quanto a ele ?
Tu o acusas , ou seria ele que deveria te acusar ? Quando foi que te aturdiu ou te enganou? Foi na decadência e na queda dos teus antepassados, ou pelos lugares de descanso da tua mãe sob o chão? quando tomaste conta deles na doença e os assististe desejando que se curassem, consultando um médico quando o teu medicamento já não lhes valia coisa alguma e o seu pranto por eles em nada os beneficiava. Tua preocupação com eles provou-se inútil, sendo que não pudeste conseguir o teu intento. Não foste capaz de os salvar(da morte)., com todo o teu poder. De fato, por meio de um agonizante o mundo te apresentou uma ilustração e um exemplo da sua queda e de como tu (também) cairás.
Em verdade este mundo é uma casa de veracidade para quem a aprecia, um lugar de segurança para aquele que o entende , uma casa de riqueza para quem junta provisão( para o outro mundo) e uma casa de instruções para aquele que dela sabe tirá-las. é um local de culto para os adoradores de Deus, um lugar de oração para os anjos de Deus, um local onde a revelação divina se apresenta e um centro de comércio para os devotos de Deus. Nele obtiveram a misericórdia e nele adquiriram o paraíso como provento. Portanto, quem irá blasfemar contra esta vida quando ela tiver anunciado sua partida e disser que vai deixá-lo? Ele ( o mundo) já deu notícia da sua própria destruição e da morte de seus habitantes. Pela sua aspereza estabeleceu um exemplo da aspereza das pessoas. Pelos seus prazeres ele criou uma ansiedade pelos prazeres ( do outro mundo).
Proporciona facilidades à tardinha e aborrecimentos pela manhã, por meio de persuasão, dissuasão, alarme e admoestação.
As pessoas blasfemarõ contra ele na manhã do seu arrependimento, mas haverá outras que o louvarão no dia do julgamento . O mundo lhes recordou a outra vida , sendo que retiveram esta recordação na mente. ele relatou-lhes (coisas da outra vida) e disso se conscientizaram. Fez-lhes uma pregação e e tiraram lições desta pregação."

131. "Existe um anjo de Deus que exclama o dia todo : "Gerai crianças para a morte, juntai riquezas para a destruição e erguei construções para a ruína."

132. "O mundo é um lugar de trãnsito, não um local para se ficar. As pessoas nele são de duas categorias : uma é a da pessoa que se rendeu (às paixões), arruinando-se, e a outra é a da pessoa que conquistou a si próprio ( pelo controle das paixões) e libertou-se."

133."Um amigo não é um amigo a menos que forneça proteção ao companheiro em três circunstâncias : na adversidade, na sua ausência e na sua morte."

134."Aquele ao qual forem dadas quatro coisas não será privado de quatro outras coisas; aquele que orar não será privado da resposta a ela; aquele que oferecer arrependimento não será privado da sua aceitação; aquele que buscar perdão não será privado dele; e aquele que for agradecido não será privado da concessão dos favores."

135. "Para o temente a Deus, as orações são um meio de buscar a proximidade de Deus; para o fraco, o hajj é tão válido quanto o jihad .
Para tudo há um tributo; o tributo do corpo é o jejum. O jihad da mulher é proporcionar agradável companhia ao marido."

136."Buscai a subsistência por meio de concederes em caridade."

137."Aquele que se conscientiza quanto a um bom retorno é generoso em dar."

138."A assistência é permitida de acordo com a necessidade."

139." aquele que é moderado jamais fica em estado de carência."

140."A família pequena é um dos modos de (assegurar) tranquilidade".

141."O amar uns aos outros é meio caminho andado para a sabedoria."

142."O aborrecimento é meio caminho andado para a velhice."

143."A paciência vem de acordo com a aflição. Aquele que bate a mão na mesa, na sua aflição, arruina todas as boas ações."

144."Há muito jejuadores cujo jejum nada mais é do que fome e sede e muitos adoradores cuja oração nada mais é do que vigília e desconforto. O dormir, bem como o comer e o beber de uma pessoa sensata(ciente de Deus) é preferível."

145."Protegei vossa crença com a caridade, salvagurdai a vossa riqueza com a paga do quinhão de Deus e afastai as ondas de calamidade com a oração."

146.Kumail Ibn Ziad Nakhai relatou : "Amirul Muminin me tomou pela mão me levou ao cemitério.Aí ele inspirou profundamente e disse :
Ó Kumail os corações são recipientes. O melhor deles é aquele que retém ( o conhecimento). Então, retém( na memória) o que te digo.
Os indivíduos são de três tipos : um o do estudado e divino.Depois há o do que procura o conhecimento , estando também a caminho da libertação. Por último vem o da pessoa comum que corre atrás da todo conclamador e se inclina na direção de todos os ventos.Não busca a luz do conhecimento e nem a proteção de qualquer apoio confiável. Ó Kumaisl , o conhecimento é melhor que a riqueza .
O conhecimento vela por ti, enquanto que terás que velar pela riqueza. Esta se esvai com o gastar, ao passo que ele se multiplica com a aplicação; e os resultados da riqueza se acabam. conforme declina.
Ó Kumail , o conhecimento constitui crença , sobre a qual atua, com ele o homem adquire obediência durante sua vida e bom nome apó sua morte. O conhecimento é o dominador , enquanto a riqueza é dominada. Ó Kumail, aqueles que acumulam riquezas estão mortos , embora estejam vivendo e aqueles dados ao conhecimento prmanecerão(lembrados) enquanto houver mundo. Seus corpos não estarão disponíveis mas, suas figuras permanecerão indeléveis na nossa memória. Vês, aqui está um acervo de conhecimentos (e ele apontou para o próprio peito). Desejaria que houvesse alguém a quem transmiti-los. Aliás, encontrei (alguns); mas se tratava de um no qual não se podia confiar; iria explorar a religião para ganhos terrenos e pelos favores de Deus iria dominar as pessoas , e pelos rogos de Deus, iria assenhorar-se dos devotos. Ou tratava-se de um que era obediente ao clamores da verdade, mas não havia sabedoria em seu peito. Ao primeiro sinal de dúvida , iria abrigar extravio em seu coração. Assim, nem um nem outro era suficientemente confiável. O hoeme é ou ávido por prazeres, facilmente levado pelas paixões, ou é inclinado a acumular riquezzas. Nenhum deles tem qualquer consideração pela religião, de modo algum. O exemplo mais condizente com eles eé o do gado solteiro. Esse é o modo pelo qual o conhecimento se expira com a morte dos seus possuidores.
Sim! A tera jamais foi destituída desses que mantém a evidência de Deus aberta e publicamente, ou com medo, de modo oculto, para que as evidências e as provas de Deus não possam ser rebatidas.
Quantos são e onde estão ? Por Deus que são em pequeno número mas são grandes aos olhos de Deus. Por meio deles Deus salvaguarda as suas evidências e provas até que as confiem a outros iguais a eles e lancem as sementes ( da concórdia) nos corações daqueles que lhes são semelhantes. O conhecimento os levou a verdadeira compreensão e assim eles se associaram ao espírito da convicção. tomam como fácil o que os acomodados entedem como difícil. adotam o que os ignorantes tomam como estranho. vivem no mundo com seus corpos, mas seus espíritos estão voltados para o alto. São legatários de Deus aqui na terra e conclamadores da sua religião. Ah como eu anseio por vê-los! Podes ir agora , ó Kumail, quando quiseres."

147."O homem se esconde sob sua língua."

148.Amirul Muminin(as) disse para um homem que lhe pediu que pregasse (sobre a religião): " Não sejas como aquele que espera pela(benção da) outra vida , mas sem agir, e retarda o arrependimento, alongando os desejos, que profere frases de asceta sobre o mundo mas que está ávido por ele; se lhe concedido algo dele, não se sente satisfeito e se lhe é negado, não fica contente; não está agradecido pelo que tem e anseia pelo aumento do que possui, quer que os outros se refreiem, mas não ele; ordena outros (a fazer) o que ele mesmo não faz; aprecia os virtuosos, mas não se comporta como eles; detesta a morte por causa do excesso dos seus pecados mas é apologista daquilo que contribui para o seu medo dela; se cai doente , sente-se envegonhado; se está saudável , sente-se seguro, e se entrega a diversão; quando se restabelece duma doença sente-se vaidoso de si; quando aflito, perde a esperança; se a atribulação o atinge, reza como um desesperado; quando acha que a vida está fácil, cai no engodo e vira o rosto ( para a dificuldade dos outros); seu coração o domina através de coisas imaginárias, sendo que não pode controlar o seu coração, pela sua convicção; para os outros, espera castigo por pecados pequenos, mas para si mesmo, aguarda mais recompensa do que (merece) por suas ações; se adquire riqueza , torna-se auto-suficiente e se dá aos vícios; se fica pobre, desespera-se e torna-se fraco, é breve ao fazer algo bom, mas retardatário ao suplicar; quando a paixão o domina, é rápido em cometer o pecado, mas retarda o arrependimento; quando a penúria se abate sobre ele, afasta-se das fileiras da comunidade(islâmica); relata acontecimentos instrutivos , mas ele mesmo não se instrui; prega (aos outros) desenfreadamente, mas não aceita qulaquer pregação para si; é altaneiro no falar, mas medíocre no atuar; aspira por coisas que perecerão e ignora as coisas que perdurarão para todo o sempre; considera o lucro como perda e aperda como lucro; teme a morte, ms nada faz em antecipação; olha os pecados dos outros como grandes mas considera as mesmas coisas, quanto a si, pequenas; se faz algo em obediência a Deus, considera-o consistente, mas se outros fazem o mesmo, considera-o insignificante; de modo que censura os outros e enaltece a si próprio; o divertimento na companhia dos ricos lhe é mais querido do que a recordação(de Deus) junto aos pobres; elabora vereditos contra os outros para o seu próprio interesse, mas isso não faz, contra si mesmo, para o interesse dos outros; dirige os outros , mas se extravia; é obedecido pelos outros, mas ele não obedece a Deus; quer o cumprimento (das obrigações para consigo) mas não cumpre as obrigações ( para com os outros) ; teme as pessoas ( e age, temendo ) outros que não Deus e não o teme no trato com as pessoas."

149."Todo ser humano tem de chegar ao fim, seja ele suave ou amargo."

150."Toda pessoa que vem ( a este mundo) tem de voltar ( para onde veio) e ao voltar, será como se nunca tivesse vindo." 

151."O resignado não deixa de ter sucesso , embora leve um longo tempo."

152."Aquele que concorda com as ações de um grupo de pessoas é como se juntasse a elas nessas ações.E todo que se junta ao erro comete dois pecados , um por cometer o erro, e outro por concordar com ele."

153."Há que se aderir aos contratos e confiar o seu cumprimento a pessoas de firmeza( de caráter)."

154."Sobre vós repousa a obediência quanto a pessoa da qual não podereis reivindicar desculpas ou ignorância."

155."Se olhares vereis, se procurares orientação a encontrareis e se escutares ouvireis."

156."Admoesta o teu irmão fazendo-lhe o bem e retribui suas maldades , favorecendo-o."

157."Aquele que frequenta lugares de má reputação não pode culpar os que alimentam má idéia sobre ele."

158."Aquele que adquire autoridade adota a parcialidade."

159."Aquele que age somente segundo sua opinião encontra ruína e aquele que se consulta com outras pessoas compartilha da compreensão delas."

160."Aquele que guarda seus segredos mantém o controle em suas próprias mãos."

161."A pobreza(miséria) é a maior morte."

162."Aquele que trata dos direitos de um homem que não trata dos seus próprios direitos é como se o adorasse."

163. " Não deverá haver obediência a ninguém contra a ordem de Deus."

164."Nenhuma pessoa deve ser censurada por demorar a assegurar seu próprios direitos , mas deve ser censurada por se apossar daquilo que não lhe cabe por direito."

165."A vaidade trunca o progresso."

166."O dia do julgamento está próximo e a nossa companhia mútua está ( cada vez) mais curta."

167."Para o hoem que tem olhos ( de ver) , a aurora já despontou."

168." a abstenção do pecado é mais fácil do que procurarmos ajuda depois."

169."Muito alimento simples previne contra o (muito) comer."

170."As pessoas são inimigas do que não conhecem".

171."Aquele que mantém várias opiniões ( mostra que) entende das artimanhas."

172."Aquele que aguça os dentes da ira, para o bem da causa de Deus, adquire força para matar os partidários do erro."

173."Se temes algo, enfrenta-o, pois quanto mais o evita mais irás temê-lo."

174."O meio de se assegurar grande autoridade é (termos) o peito amplo( isto é, generosidade)."

175."Refuta o malfeitor por meio de recompensar o benfeitor."

176."Extirpai o mal do coração dos outros, extirpando-o do teu próprio coração."

177."A teimosia destrói os (bons) conselhos."

178."A cobiça é uma escravidão eterna".

179."O resultado da negligência é a vergonha, enquanto que o resultado da ampla visão é a segurança."

180."Não há vantagem alguma em ficarmos quietos numa questão de sabedoria, assim como não há bemalgum em falarmos sobre coisas que não são inteligentes."

181."Se houver dois chamados diferentes, um será para o extravio."

182."Jamais nutri dúvidas sobre o que é direito, até que me fossem comprovadas."

183."Nunca falei mentiras nem me foi contada alguma. Nunca desviei e nem fui desviado."

184."Aquele que liderar na opressão, terá que morder sua mão (por arrependimento) amanhã."

185."A partida deste mundo está próxima."

186."Aquele que fugiu do que é direito arruinou-se."

187."Se a paciência não dá alívio ao homem, a impaciência o mata."

188."Quão estranho ! Será queo califafo deveria ser (administrado) pelos companheiros e parentes (do profeta)?"

189."Neste mundo , o homem é o alvo no qual as setas da morte são atiradas e é como a riqueza cuja destruição é apressada pela penúria.
(Neste mundo) em cada bebida há intoxicação e em cada bocado há sufocação. Aqui ninguém consegue uma coisa sem que perca outra e nem um dia da sua dade avança, sm que um dia se escoe da sua vida.
De maneira que somos os ajudantes da nossa morte e as nossas vidas são o alvo da mortalidade. como podemos então esperar uma vida duradoura, sendo que a noite e o dia não apresentam nada de valoroso sem que rapidamente contribuam para a destruição daquil que erigiram e para a separação daquilo que juntaram?"

190."Ó filho de adão, seja o que for que ganhares , além das necessidades básicas , terá que vigiar , atento aos outros."

191."Os corações estão cheios de paixão e d epoder de avançar e se retrair. Portanto, conciliai-os com a ação na hora de suapaixão e quando estiverem dispostos a avançar, porque se os corações forem forçados( a fazer algo) , ficarão cegos."

192."Se eu ficar zangado , quando deverei refrear minha zanga? quando for incapaz de me vingar e me for dito "é melhor que tenhas paciência ou quando eu tiver poder para me vingar e me for dito"é melhor que perdoes"? "

193. Amirul Muminin(as) passou por um monte de rebotalhos cheios de sujeira , e comentou: "Sobre isto é que os avarentos costumam mesquinhar."

194."a riqueza que vos ensina uma lição não é desperdiçada."

195."Os corações ficam cansados à medida em que os corpos ficam cansado. Deveis , portanto procurar belos dizeres para que se deleitem( como revigoramento)."

196. Quando Amirul Muminin (as) ouviu o dizer dos Kharijitas. Não há veredito a não ser o de Deus", ele comentou: "Essa sentença é verdadeira , mas é erroneamente interpretada."

197. Amirul Muminin (as) disse sobre um ajuntamento de pessoas:
"Há indivíduos que , quando se reunem, são soberbos, mas quando se dispersam, são irreconhecíveis." Relata-se que ao invés diso ele tenha dito: "Essas são pessoas que , quando se reunem, causam danos, mas quando se dispersam , são benéficas." foi-lhe perguntado:
"Temos conhecimento do dano que causam quando se reunem, mas onde está o bem quando se dispersam?" Então ele replicou:
"São trabalhadores que voltam aos locais de trabalho e as pessoas obtém benefício deles; por exemplo, o pedreiro volta para a construção, o tecelão para a tecelagem, o padeiro para o seu local de fazer pão."

198.Um injuriador foi levado à presença de Amirul Muminin(as) e com ele estava uma porção de pessoas; então Amirul Muminin (as) disse:
"Malditos os rostos que somente vêem as ocasiões infames."

199."Com cada indivíduo há dois anjos que o protegem; quando a morte se aproxima , eles se colocam entre ela e ele . Decerto, que há um escudo protetor."

200."quando Tal'a e Zubair disseram a Amirul Muminin(as): "Nós estamos preparados para jurar fidelidade a ti, com uma condição: que compartilhemos contigo esta questão( do califado)," ele disse: "Não , mas compartilheis no revigoramento ( do califado) e na assistência, e ambos me ajudarão nas horas de necesidade e de adversidade."

Links Relacionados
Palavras Iluminadas

“O estreitamento dos laços de família purifica as ações, aumenta os bens, afasta a desgraça,
facilita a prestação de contas e prolonga a vida do indivíduo.” Imam Mohammad al-Baquer (A.S.)


ARBIB - Associação Religiosa Beneficente Islâmica do Brasil - Departamento de Comunicação
Todos os direitos reservados à ARBIB - A reprodução é permitida, desde que citada a fonte