Julho / 2019
DSTQQSS
010203040506
07080910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
Não foi encontrado nenhum registro para o mês de Julho
InformaçãoDiscursos e Palestras
Seyyed Sharif Assayed
Seyyed Sharif Assayed
Discursos e palestras de Sua Eminência Seyyed Sharif Assayed.

Primeiro Sermão
Deus disse no Alcorão Sagrado: “Porém, àqueles que discutem contigo a respeito dele, depois de te haver chegado o conhecimento, dize-lhes: Vinde! Convoquemos os nossos filhos e os vossos, e as nossas mulheres e as vossas, e nós mesmos; então, deprecaremos para que a maldição de Deus caia sobre os mentirosos.” (C. 3 – V. 61)

Mubahala, todos os interpretadores dizem que foi revelada no acontecimento que ocorreu entre o mensageiro de Deus e os cristãos da região de Najran, e que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) escreveu ao bispo de Najran, Abu Harethah, o convidando ao Islam. Abu Harethah comentou o fato com seus conselheiros e eles combinaram que seria enviada uma delegação de 60 grandes sábios homens de Najran para se reunirem com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e dialogarem ou protestarem com o fato. Todos se dirigiram à cidade de Medina e dialogaram com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), um longo diálogo que não resultou em nada. Neste exato momento o profeta Mohammad sugeriu que fosse feito um al-Mubahala com ordem de Deus.

O significado literal de Mubahala é jogar uma maldição, um pedido e súplica sobre o próximo para ser amaldiçoado. Isto é o significado de Mubahala, que foi aceita pelos cristãos depois da proposta feita pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) por ordem de Deus. Assim marcaram para realizarem a Mubahala no dia 24 Zul Hijjah do ano 10 Hejrita.

No dia marcado a delegação de Najran testemunhou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi acompanhado com a nação mais querida, eles são: Ali ibn abi Taleb, a senhora das mulheres do universo, Fátima Azzahra, Hassan e Hussein. O profeta se preparou para realizar a Mubahala e a delegação estranhou a alto estima e a certeza do Profeta Mohammad e tudo que Deus, louvado seja, agraciou com grandeza. Então, a delegação de Najran se retirou da Mubahala e o bispo deles disse: “Eu vejo faces que se pedirem a Deus para eliminar uma montanha ele eliminará, então não terminem a Mubahala, pois não continuará vivo na terra um cristão até o dia do Juízo final.”

Então os cristãos de Najran disseram: “Ó pai de Qasem, não realizaremos a Mubahala com ti, mas sim um acordo de paz”. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) fechou o acordo de paz com eles e disse: “Por aquele que a minha alma esta em suas mãos, a maldição estava para chegar e cair sobre o povo de Najran, e se eles realizassem a Mubahala se transformariam em macacos e porcos e o vale se encheria sobre eles com fogo e não se passaria mais de um ano sobre qualquer cristão”.

Este acontecimento que o versículo relata trata sobre diversos pontos importantes na escolha das personalidades certas para a Mubahala, as quais o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi acompanhado para realizar a Mubahala, e que não foi uma escolha a toa. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) respondeu a pergunta a qual se referia o porque ele escolheu estas personalidades para o acompanharem na Mubahala: “Se Deus soubesse que na terra tinha servos mais generosos e bondosos do que Ali, Fátima, Hassan e Hussein me ordenaria que realizasse a Mubahala com eles. Mais ele me ordenou que fizesse a Mubahala com estes, meus Ahlul Bait (Minha Família). E com eles que eu venci sobre os cristãos”.

A comparação e a ligação do Mensageiro de Deus com seus Ahlul Bait (A.S.) possui diversos significados políticos e religiosos. Então, a questão não é uma questão de parentesco mas sim um sentimento divino e a realidade da continuidade da mensagem na continuação da Mensagem do Islam.

Esta realidade e existência que os Ahlul Bait (A.S.) representam o movimento da Mensagem em tudo que Deus os agraciou para elevá-los a este grau, se nós queremos entender o conteúdo do versículo alcoranico: “... e nós mesmos ...” iremos compreender o tamanho valor deste versículo para a comprovação da questão do Imamato. Pois através deste versículo Imam Ali (A.S.) é considerado a personalidade completa em todas as características e atributos do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), tudo exceto a chegada ao grau da profecia, pois este grau privilegia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) com alguns atributos cujo nenhum outro pode associá-lo, independentemente de seu grau. O Imam Ali (A.S.), partindo desta comparação mental e espiritual, é o único candidato a representar o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) em sua vida e sua morte. Esta realidade foi confirmada pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) de forma muito clara e evidente.

Segundo Sermão
Sua eminência Seyyed Sharif Assayed falou no segundo sermão sobre “o Desperdício e o ultrapassar dos limites”.

O desperdício significa ultrapassar o limite em qualquer ação que o ser humano cometa.

Jafar ibn Mohammad Assadiq (A.S.) disse: “O pior dos desperdícios é sobre as riquezas e a saúde”. O desperdício é tudo o que é gasto na desobediência a Deus, mesmo se for pouco. Tudo que for gasto na obediência a Deus, não é considerado desperdício mesmo se for muito, pois a boa ação não contém nenhum desperdício independentemente de sua quantidade. Da mesma forma que no desperdício não há nenhum beneficio então não há desperdício na boa ação.

O desperdício senão com o bem é considerado uma ultrapassagem dos limites de Deus de acordo com o seguinte versículo: “Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo” (C. 39 – V. 53) ou no seguinte versículo: “Não mateis o ser que Deus vedou matar” (C. 17 – V. 33) significa matar aquele que não for assassino. Em relação a beleza exterior, refeições e bebidas Deus disse no Alcorão Sagrado: “ ... comei e bebei; porém, não vos excedais, porque Ele não aprecia os perdulários” (C. 7 – V. 31) significa que o licito - Halal não ultrapasse e seja Haram – ilícito, pois gastar no tamanho de uma montanha de riqueza na obediência a Deus não é considerado desperdício e gastar uma moeda na desobediência a Deus é considerado desperdício.

Aqui paramos para meditar sobre o verdadeiro significado do dito do profeta Mohammad (S.A.A.S.) que diz: “O filho de adão não preencheu algo pior do que seu estômago, pois basta ao ser humano algumas porções para se fortalecer, pois ele não consegue ficar sem comer, um terço de seu estômago tem que ser para a comida, outro terço para a bebida e o outro vazio e para si mesmo.”

O filho de Rashid tinha um médico particular que era cristão. Então, o médico disse um certo dia a um dos muçulmanos: “No vosso livro não há nada que se refere a medicina, pois o conhecimento se divide em dois, conhecimento ligado a crença e religião e a saúde e o cuidado corporal”. Então Ali o respondeu: “Deus uniu toda a medicina num versículo: “...comam, bebam e não desperdicem ...” e o nosso profeta uniu todo a medicina no seguinte dizer: “O estômago é o lar das doenças e dores, e a precaução é a mãe das curas, e dê a cada corpo o que o acostuma”. E então o médico disse: “O vosso livro e o vosso profeta não deixou nada a ser descoberto pela Medicina do Jalinos!”

Agora com algumas noticias e comentários

O sindicato internacional para os fumantes convida todos os fummantes de todas as cidades do mundo para festejarem com a grande festa da placa de ouro para o fumante. Cada fumante candidato a este prêmio ganhará um dos seguintes prêmios. Em primeiro lugar o vencedor ganha os variados tipos de contaminações e câncer de pulmões. Também leva a paralização, pressão de sangue, asma, e câncer de pulmão. O segundo lugar fica com o seguinte prêmio: inflamação especial de fígado. O prêmio do terceiro lugar é: inchar os pulmões, contaminação e inflamação da gengiva e também doenças cardíacas.

Fumante, você terá também uma chance de ganhar os seguintes prêmios: estragar os dentes e os dedos, e perda de apetite. E saiba que quanto mais sai fumaça de ti mais terá a chance de ganhar os outros milhares de prêmios bestas. Então fume mais para ter mais chances.

Irmão muçulmano, que se preocupa com sua religião e Deus, saiba de tudo que o ocidente divulga para proibir o fumo e combater o fumo. Você não acha que nós muçulmanos não precisamos de nada disso? Basta para nós o seguinte versículo “... prescreve-lhes todo o bem e vedalhes o imundo...” (C. 7 – V. 157) e o imundo é tudo aquilo que a natureza humana rejeita ou aquilo que seu consumo é prejudicial a saúde. Então tudo que é mal é proibido, pois Deus disse: “Interrogam-te a respeito da bebida inebriante e do jogo de azar; dize-lhes: Em ambos há benefícios e malefícios para o homem; porém, os seus malefícios são maiores do que os seus benefícios” (C. 2 – V. 219), então imagina o fumo, que não possui nenhum bem. Se você acha que o fumo é um dos bens então porque proíbe o seu irmão mais novo a fumar, assim também como ao seu filho ou seu amigo? Deus disse no Alcorão Sagrado: “... não permitam que as vossas mãos contribuam para vossa destruição...” (C. 2 – V. 195) e o fumo com certeza leva à destruição.

Deus disse: “... não cometais a matança contra si mesmo, porque Deus é Misericordioso para convosco” (C. 4 – V. 29) e o fumo é um tipo de morte, só que em longo prazo. O fumo é considerado um desperdício de dinheiro. O ser humano nunca vai aceitar que se queime seu dinheiro ou que rasgue, pois assim ele é considerado louco. Mas diariamente os fumantes queimam e rasgam milhares em dinheiro no mundo todo. No final, os fumantes, perdem dinheiro e saúde, e a quem devemos nos queixar?

O fumo também é considerado desperdício e Deus não gosta dos que desperdiçam. Se o desperdício na comida e bebida licita é considerado algo errado e ilícito, então imagine algo que não se come e nem se bebe mas sim faz mal para a saúde e prejudica o ser humano.

A fumaça faz mal até para os amigos e as pessoas que acompanham o fumante como família, mulher, filhos e etc... O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Quem prejudicar um muçulmano é como se tivesse me prejudicando e me agredindo”. O fumo prejudica e agride aos próximos.

Querido irmão, será que não é uma humilhação que um cigarro de 8 centímetros mande num homem de 170 centímetros. Acalme-se fumante, pois tu é responsável por tudo o que possui, e por tudo que gaste, e tu és responsável pela sua idade e no que a gasta? Então, prepare uma resposta positiva e lógica, e aproveite a sua saúde antes de sua doença, a riqueza antes de sua pobreza e a sua vida antes de sua morte.

Louvado seja Deus, o senhor do universo.

Links Relacionados
Palavras Iluminadas

“No Islam as pessoas são iguais, todos são de Adão e Eva, o árabe não é mais virtuoso do que o não árabe, e o não árabe não é mais virtuoso do que o árabe, somente pelo temor a Deus”. Profeta Mohammad (S.A.A.S.)


ARBIB - Associação Religiosa Beneficente Islâmica do Brasil - Departamento de Comunicação
Todos os direitos reservados à ARBIB - A reprodução é permitida, desde que citada a fonte